Competição • 05 Nov 2021
Circuito Andaluz de Jerez de La Frontera recebe Troféu Mini e Carrera Los 80’s
Com um dia solarengo de Outono, com mais de 30 veículos a compor a extensa grelha do Iberian Historic Endurance preparavam-se para a última corrida do fim-de-semana. Passavam alguns minutos da 14h00 quando o semáforo por baixo do conhecido “Ovni” do circuito de Jerez apagou as suas luzes e o pelotão foi libertado, dando início à segunda corrida do fim de semana.
Jorge Lopez num Porsche 911 RS que partia da primeira posição impôs-se a Bastos Rezende e ao Shelby Cobra de Rouchard e assegurou a liderança. Carlos Brizido/Pina Cardoso e Eduardo D’Avila, ambos em Porsche 911 3.0 RS seguiam próximos, com o piloto espanhol a ser o primeiro a passar o Porsche Português e depois o Cobra Daytona.
Na liderança, Lopez e Bastos Rezende protagonizaram uma batalha muito interessante antevendo-se que fosse uma réplica da primeira corrida, em que o piloto português chegou mesmo a passar o espanhol. Todavia tudo iria ficar decidido a 20 minutos do final da corrida, quando o veículo alemão de Bastos Resende acabou por parar. Como as corridas ganham-se no final, principalmente as de resistência, Lopez conseguiu assim a dobradinha no fim-de-semana!
Na Gentleman Driver Spirit, Mark Martin e Michael Gans queriam repetir o feito da primeira corrida mas um problema no Ford Cortina Lotus entregou a vitória da categoria à dupla familiar de Piero e Guilherme dal Maso no Porsche 911 SWB com Martin Aubert e Adam Brusas a subir ao segundo posto da categoria num Lotus Elite. O Alpine A110 1300 de Rafael Alcala e Eduardo Sanchez completou o pódio da categoria dedicada viaturas Turismo de 1965 até 2000cc.
Na categoria para automóveis com homologação até 1965 os Franceses Bertrand Rouchard, em Shelby Cobra Daytona repetiram o feito da primeira corrida vencendo a categoria. A disputa entre Max Huber e Antonio Noguera, foi uma vez mais, um dos grandes momentos da corrida, pois ou Ford Mustang de Huber seguia na segunda posição ou o ágil Lotus Elan de Antonio Noguera assumia o lugar intermédio do pódio. A dez minutos do final Max Huber acaba por se atrasar e foi Ralf Huber (o seu pai) também num Ford Mustang a conquistar a terceira posição.
Nos H-1971, depois do 3º lugar de Antonio Gutierrez e Jesus Fuster levaram as coroas de louros depois de uma excelente corrida por parte da dupla espanhola num Porsche 911 2.5 ST. Todavia, a dupla espanhola era apenas 3ª classificada a meio da corrida, com Nuno Nunes em Porsche 2.5 S/T a liderar e o Alfa Romeo GTAm de Jorge Santos e Alcides Petiz na segunda posição. Com uma segunda parte forte de prova, Gutierrez/Fuster saltaram para a liderança seguidos do GTAm Português que conseguiu um excelente resultado e com o Madrileno Manuel de la Torre no raro Porsche 914/4 também numa excelente recuperação a terminar no 3º lugar do podium.
Em H-1976, o triunfo de Lopez foi acompanhado pelo magnifico resultado da dupla portuguesa Brizido/Pina Cardoso que partiram da 6ª posição da grelha de partida e conseguiram subir quatro posições até ao segundo posto da classificação geral e da categoria. O pódio dos históricos 1976 foi completado por Bruno Duarte, que para Jerez de la Frontera, apresentou-se a solo também em Porsche Carrera RS.
João Mira Gomes e Nuno Afoito no ágil Lotus Seven tiveram uma animada corrida com o Ford Mustang de Huber e o Elan de Nogueira e o Alfa Romeo de Santos/Petiz terminando no oitavo posto e triunfando entres os H-GTP.
O momento alto da cerimónia protocolar do podium foi a entrega de prémios do Index Performance by Cuervo Y Sobriños, que na ronda de Jerez teve como vencedor o espanhol Carlos Beltran naquela que é a categoria mais importante da competição Ibérica. Beltran, num Porsche 356 pre-A, levou como prémio um prestigiado relógio oferecido pela Cuervo y Sobriños.
Para Diogo Ferrão, responsável pela competição ibérica “Foi um grande evento, brindado com uns excelentes dias de sol, boas corridas e grande ambiente em Jerez de la Frontera. Ter mais de 40 equipas a deslocarem-se até ao Sul de Espanha para correr connosco é um grande motivo de orgulho e é bastante encorajador para fazer mais e melhor.”
Clique aqui para ver os resultados da corrida.
Competição • 05 Nov 2021
Circuito Andaluz de Jerez de La Frontera recebe Troféu Mini e Carrera Los 80’s
Competição • 25 Mai 2017
Competição • 08 Nov 2021