Hyman tem à venda um raro Bocar XP-5

Mercado 09 Nov 2021

Hyman tem à venda um raro Bocar XP-5

A década de 50 e de 60 foi pródiga ao aparecimento de pequenos fabricantes de automóveis para competição, nomeadamente na categoria de Sport. Tal como aconteceu no nosso país, os EUA não foram excepção com muitos automóveis produzidos para dar resposta aos leves desportivos europeus.

A forma mais eficaz de produzir um desportivo para as competições, era juntar o conceito de um veículo leve com os motores V8 americanos, nascendo automóveis bastante rápidos. Bob Carnes foi um dos primeiros a construir o seu próprio automóvel desportivo. Em 1958, iniciou o processo com o modelo Bocar XP-1 e criou a empresa Bocar com as iniciais dos seus nomes BOb CARnes. Bob, de Denver, do Colorado, já tinha experiência na competição, pois competiu com o seu Porsche 550 Spyder e Jaguar XK120, sendo que este último recebeu um motor Cadillac V8.

As experiências correram bem e Bob construiu o XP-5 em 1959. Este modelo já estava pronta para o mercado pois foi o conjugar de todos os desenvolvimentos adquiridos nos modelos anteriores. O chassis tubular foi construído em aço e uma carroçaria em fibra de vidro, sendo este um facto impressionante para uma empresa pequena como a Bocar na década de 50. O XP-5 tinha apenas 830mm de altura, com uma para-brisas de 101mm de altura. A suspensão era herdada dos modelos da Volkswagen, jantes de raios da Jaguar e travões de tambor Girling.


Grande parte dos XP-5 eram equipados com motores 283 V8 derivados do Chevrolet Corvette de 4,6 litros de cilindrada, desenvolvendo cerca de 290cv, potência essa enviada para as rodas traseiras, através de uma caixa manual. O peso total, dependendo das especificações, andam entre os 750 e os 950 quilos. Os 100km/h eram atingidos em menos de seis segundos e chegava a uma velocidade máxima de 258km/h, podendo ainda atingir mais.

Bob ainda construiu o XP-6 e estava em desenvolvimento o modelo XP-7 quando a fábrica foi atingida por um grande incêndio em 1962, que resultou na destruição de todos os moldes e ferramentas. Consequentemente, a empresa cessou a sua actividade, pois não havia recursos para voltar a retomar a produção.

Hoje em dia, encontrar os sobreviventes dos automóveis da Bocar é uma tarefa complicada, sendo que menos de 20 exemplares terão sido produzidos e não existem dois iguais. Este XP-5, com o chassis S/N 0004, foi adquirido por um amigo de Bob que, por ser alto, teve a necessidade de aumentar o chassis em 304mm, assim como alterar a carroçaria. O projecto só seria terminado em 1965 e foi equipado com o motor V8 289 Ford Hi-Po de 4,7 litros de cilindrada e 250cv, acoplado a uma caixa T10 de quatro velocidades manuais da Garnsey & Wheeler. Este foi o único Bocar equipado com motor Ford.

Pouco tempo depois, o automóvel seria vendido e foi utilizado por diversos concessionários Ford, para demonstrar as capacidades dos motores Ford V8. Em 2015 seria vendido ao terceiro proprietário que fez um grande restauro mecânico, mantendo tudo o resto como está, incluindo a pintura original Rangoon Red e as jantes Halibrand.

Agora, a Hyman Ltd tem este exemplar disponível para venda, com um valor pedido de 259.500 dólares, cerca de 223.000 euros.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bob Carnes Bocar XP-5 Hyman


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment