Várias peças completamente novas de um Prost AP02 de Fórmula 1 vão a leilão

Mercado 08 Nov 2021

Várias peças completamente novas de um Prost AP02 de Fórmula 1 vão a leilão

A equipa de Fórmula 1 Prost Grand Prix foi formada, como não poderia deixar de ser, por Alain Prost, o piloto que foi quatro vezes campeão do mundo de Fórmula 1. A equipa esteve em actividade durante quatro anos, de 1997 a 2001, após a compra da Equipe Ligier, sem grandes resultados de relevo, tendo conseguido apenas estar três vezes no pódio.

O Prost AP02 foi desenvolvido para a temporada de 1999, para ser conduzido por Olivier Panis e Jarno Trulli. Este automóvel era uma grande promessa para a equipa, já que foi desenhado com a ajuda de John Barnard, que tinha desenhado os McLaren que ganharam nos anos 80. O AP02 ficara mais conhecido fora das competições, quando foi testado por Jenson Button, em Dezembro de 1999.

O chassis, construído em fibra de carbono, era impulsionado por um motor V10 A18 da Peugeot com 3,0 litros de cilindrada, desenvolvendo cerca de 785cv às 15.700rpm. Acoplado ao motor estava uma caixa sequencial de seis velocidades desenvolvida pela própria equipa.



Presente neste artigo estão peças da antiga Prost Grand Prix, completamente novas e que incluiu um motor Peugeot A18, uma carcaça de uma caixa de velocidades, a célula central do chassis número 04 de um AP02, pastilhas e discos de travões, assim como oito jantes BBS. Além destas peças, tem ainda algumas árvores de cames, várias rodas dentadas para a caixa de velocidades, radiadores, entre outras.

Após estarem na The Guikas Collection, a RM Sotheby’s irá leva-las a leilão, num evento organizado no Circuito Paul Ricard, em Le Castellet, em França, no próximo dia 19 de Novembro.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Alain Prost Prost AP02 Prost Grand Prix RM Sotheby's


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment