CUV Miura, o barco de competição equipado com dois motores Lamborghini V12

Mercado 05 Nov 2021

CUV Miura, o barco de competição equipado com dois motores Lamborghini V12

A Lamborghini sempre foi conhecida, e ainda hoje o é, pelos seus fantásticos motores V12, com uma sonoridade incrível, no entanto, estes motores não foram aplicados exclusivamente aos automóveis, mas também em barcos.

Em 1969, Ferruccio Lamborghini equipou o seu Riva Aquarama com dois motores V12 da Lamborghini, sendo esta a primeira aplicação destes motores em barcos. Mas, somente 10 anos depois, é que a Lamborghini iniciou o desenvolvimento de motores para aplicações em veículos marítimos, quando a empresa foi adquirida pelos irmãos suíços Jean-Claude e Patrick Mimran.

Com base nos motores V12 dos automóveis, foram desenvolvidos vários motores para serem aplicados em barcos, de grande cilindrada. Inicialmente com 8,2 litros, passando, pouco depois, para os 9,3 litros de cilindrada. Estes motores, contruídos totalmente em alumínio, pesando 360 quilos, tinham um V de 60 graus, duas árvores de cames em cada cabeça, quatro válvulas por cilindro, sete rolamentos na cambota e uma taxa de compressão de 11,5:1.



O CUV Miura presente neste artigo, foi um dos primeiros barcos a receber os motores V12 da Lamborghini, conjugando assim os motores com o seu nome. Construído em 1984 pela Cantieri Uniti Viareggio para a categoria Offshore Class 1, este barco de 11,5 metros tem três lugares e a condução é feita no lugar central.

Inicialmente, foi equipado com dois motores MerCruiser V8, mas foram retirados pouco tempo depois, para receber os dois motores Lamborghini V12, que desenvolvem 720cv cada um, com um total de 1440cv de potência. O Miura foi pilotado por Alberto Petri, que venceu o Campeonato Europeu em Viareggio e, pouco depois, venceu o título do Campeonato do Mundo da UIM.

A RM Sotheby’s irá oferecer, no dia 19 de Novembro, em leilão o CUV Miura, como parte da venda da The Guikas Collection, no circuito de Paul Ricard, em França. A leiloeira estima que o valor da venda se fixe entre os 100 e os 150 mil euros. O CUV Miura faz-se acompanhar em leilão do reboque produzido para o transportar e do livro escrito aquando das comemorações do 25º aniversário da CUV.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Alberto Petri Cantieri Uniti Viareggio CUV Miura RM Sotheby's


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment