Fiat Uno Turbo i.e. português vendido nos EUA

Mercado 03 Nov 2021

Fiat Uno Turbo i.e. português vendido nos EUA

Desenhado por Giorgetto Giugiaro, da Italdesign, o Fiat Uno seria um modelo de grande sucesso do construtor italiano, tendo sido lançado no mercado em Janeiro de 1983 para substituir o Fiat 127, e foi escolhido como Automóvel do Ano em 1984.

Em Abril de 1985 seria lançada a versão mais apetecível da primeira série do Uno, o Turbo i.e., disponível apenas na carroçaria de três portas. Equipado com o motor Fiat 128 de uma árvore de cames à cabeça e 1,3L de cilindrada, tem injecção multiponto da Bosch, ignição electrónica Magneti Marelli, um turbo IHI com arrefecimento a água e intercooler, para desenvolver 105cv de potência e 146Nm de binário. O motor está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades.

Exteriormente, o Turbo i.e. recebeu para-choques mais agressivos, pequenas extensões nos arcos das rodas, tampa da bagageira em fibra de vidro com um spoiler, vidros laterais de cor, jantes de liga leve de 13” e listas laterais com a inscrição Turbo i.e. A suspensão foi rebaixada, para melhorar a condução e os aspecto exterior e a travagem também recebeu melhoramentos, com discos ventilados na frente e discos sólidos na traseira.



No interior, o Uno Turbo i.e. tem bancos mais desportivos com a inscrição Turbo i.e. no centro das costas do banco, carpete vermelha, volante com a inscrição Uno Turbo i.e., consola central maior, painel de instrumentos com medidor de pressão do turbo e, nos últimos modelos, cintos vermelhos. Como opções, poderia ser equipado com jantes polidas da Cromadora, vidros eléctricos, tecto de abrir e painel de instrumentos digital.

O exemplar presente neste artigo de 1988, num estado de conservação extremamente bom apesar dos seus 202.000 quilómetros percorridos, foi exportado de Portugal para os EUA, mais precisamente para o estado do Texas, em Outubro de 2020. Esta unidade está equipada com tecto de abrir, jantes da Speedline de 13” com centros da Abarth e um sistema de som da Sony.

Foi leiloado pela plataforma da Bring a Trailer no passado dia 16 de Outubro, onde terminou nos 16.800 dólares, cerca de 14.500 euros. Juntamente com o automóvel, seguiram várias peças originais que poderão ser utilizadas de reserva caso haja algum azar, visto que a obtenção das peças no mercado americano é extremamente difícil.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bring a Trailer Fiat Uno Turbo i.e.


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment