Mercado • 21 Jul 2021
Mercedes-Benz 190E 2.3-16 utilizado por Ayrton Senna foi vendido em leilão
A Norton foi uma das mais importantes empresas britânicas de motociclos. A sua história remonta a 1898, quando foi fundada por James Lansdowne Norton, para a produção de peças para motociclos. Em 1902 iniciou a produção de veículos próprios, inicialmente com motores suíços e franceses e, em 1907, passou para fabrico de motores próprios. Em 1953 a Norton foi vendida à Associated Motor Cycles, que já era proprietária das marcas AJS, Matchless, Francis-Barnett e James.
Com o domínio das motos nipónicas, o mercado britânico entrou em declínio e a Associated Motor Cycles foi reformulada como Norton-Villiers. Em 1972, com o declínio da BSA, esta fundiu-se com a Norton-Villiers para formar a NVT, acrónimo de Norton-Villiers-Triumph.
Foi aí que a Norton, ou melhor, o grupo NVT, iniciou o desenvolvimento de uma moto para combater os produtos japoneses, nascendo assim o projecto Norton Challenge P86, em parceria com a Cosworth. O objectivo era desenvolver um motor de dois cilindros paralelos com duas árvores de cames e quatro válvulas por cilindro. Esse motor era derivado do famosos V8 Cosworth DFV, utilizado na Fórmula 1, onde foram retirados dois cilindros de uma das bancadas. A potência rondaria os 115 a 120cv. No entanto, o projecto nunca iria avançar para a fase de produção.
A moto presente neste artigo, apenas tem a indicação de P89, o que significa que terá sido um projecto posterior ao P86. Não se sabe muito acerca da história desta P89, apenas que utiliza vários componentes da Norton Commando, como o quadro, suspensões, tanque de combustível e o banco. A única alteração visível é que utiliza o motor paralelo da Cosworth. Isto leva a querer que terá servido para testar o motor e, consequentemente, o modelo substituto da Commando, mas, infelizmente, a Norton iria fechar em 1978 e projecto nunca foi colocado em produção.
Por norma, os protótipos de desenvolvimento, sejam automóveis ou motos, são destruídos após as suas funções acabarem e esta P89 não seria excepção. No entanto, esta acabaria por ir parar a mãos privadas, com a venda da falência da marca, e iria ser adquirida pelo concessionário de Stafford, Cyril Chell. Aí foi adquirida por um coleccionador que a manteve na sua colecção durante mais de 30 anos.
No passado dia 9 de Outubro, esta Norton P89 foi levada a leilão pela Bonhams, no evento The Classic Motorcycle Mechanics Show, em Stafford, sendo vendida por 8128 mil euros.
Mercado • 21 Jul 2021
Mercedes-Benz 190E 2.3-16 utilizado por Ayrton Senna foi vendido em leilão
Mercado • 13 Abr 2018
Mercado • 25 Mai 2018
Bernie Ecclestone compra McLaren de Senna por mais de 4 milhões de euros