Clássicos • 02 Jan 2018

Clássicos • 14 Out 2021
O 55º aniversário do Maserati Mexico: Um ícone de puro estilo italiano
No dia 6 de Outubro de 1966 abria as suas portas a 53ª edição do “Mondial de l’automobile de Paris”, onde o novo Maserati Mexico, considerado um dos melhores exemplares de todos os tempos dos automóveis granturismo italianos, fez a sua estreia.
O Mexico, desenhado pela Vignale, era um automóvel requintado, com linhas esguias e imaculadas. Tratava-se de um elegante coupé do tipo 2+2 ao mais puro estilo da Maserati, mas com um potente coração desportivo. De facto, sob o seu capot estava montada a versão de estrada do motor de competição derivado do 450 S. Foi o terceiro modelo da Maserati a fazer uso desta unidade motriz, depois do Quattroporte e do 5000 GT.
O nome escolhido para baptizar este modelo provém de um importante cliente mexicano que adquiriu, em 1961, um 5000 GT Allemano que anteriormente pertencia ao presidente mexicano Adolfo López Mateos, levando-o para Modena para ser reparado na sequência de um acidente.
Quando fazia a visita à histórica fábrica da Viale Ciro Menotti, o cliente ficou, ao que parece, tão impressionado com o protótipo desenhado pela Vignale, que insistiu adquiri-lo por todos os meios possíveis, ao ponto de a carroçaria acabar por ser transferida para o chassis do seu 5000 GT. Esta série de coincidências, segundo consta, levou à escolha do nome “Mexico” para o futuro modelo.
Logo desde o seu lançamento, o automóvel vinha equipado com um V8 de 4,2 litros e 260cv, com uma velocidade máxima de 240 km/h, e com um V8 de 4,7 litros e 290cv, capaz de o impulsioná-lo até uma velocidade máxima de 255 km/h.
O Maserati Mexico impressionou tanto pelo estilo como pelo equipamento, que incluía bancos em pele, vidros elétricos, painel frontal em madeira, ar condicionado e discos de travão dianteiros servo-assistidos. A caixa automática, a direção assistida e o rádio estavam disponíveis como opção. O interior era descrito como “um salão ao estilo italiano”, expressão da identidade italiana e da manufatura típica da Maserati, uma característica pela qual a marca é conhecida.
Hoje, tal como há 55 anos atrás, a Maserati continua a construir modelos emblemáticos, que moldam a história da indústria automóvel e constituem referências no segmento de luxo. O Mexico representou a excelência, o design e a potência e valores ainda hoje presentes em todos os modelos da marca do Tridente.
Deixe um comentário