Uma das seis pickups Peugeot 505 transformadas pela Gruau foi vendida em leilão

Mercado 12 Out 2021

Uma das seis pickups Peugeot 505 transformadas pela Gruau foi vendida em leilão

O Peugeot 505 foi um automóvel de grande sucesso da marca francesa, principalmente na sua carroçaria carrinha, ficando na história como o último modelo com tracção traseira produzido pela Peugeot. Foi fabricado de 1979 a 1992, na França, mantendo a produção noutros países até mais tarde. A versão carrinha e Familiale, esta última podia transportar até oito pessoas, foi lançada em 1982 e tinha uma distância entre eixos maior.

Várias empresas utilizaram a base da 505 carrinha para a transformar em automóveis com outras aptidões específicas, principalmente para serem utilizadas nas colónias africanas e nos países Asiáticos. A Carrosserie Gruau não seria excepção e produziu uma versão pickup. Esta empresa francesa era a maior carroceira do país e o seu início de actividade remonta a 1889, na produção de carroças.

A Gruau apenas produziu seis exemplares da Peugeot 505 Pick-Up Double Cabine, tendo sido apresentada no Salão da Paris de 1984. Foi desenhada para combinar o melhor do conforto de um automóvel, com as capacidades de carga de uma pickup, podendo transportar até 675kg na caixa de carga.



A ideia seria homologa-la como veículo comercial e assim beneficiar de impostos mais baixos, no entanto, o processo foi rejeitado. Devido a esse factor a Gruau não conseguiria extrair as vantagens desejadas e, desse modo, o projecto parou e os seis protótipos produzidos foram vendidos a particulares como carrinhas.

Estas Peugeot 505 pickups estão equipadas com um motor diesel de quatro cilindros em linha, com 2,5L de cilindrada e 76cv, acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades. As alterações na carroçaria resumem-se à secção traseira, do pilar C para trás, onde o tejadilho foi cortado e foi colocada uma caixa de carga.

O exemplar presente neste artigo, de 1985, foi recentemente submetido a um processo de restauro e foi acabado tal como o exemplar de apresentação no Salão de Paris, na cor branca com umas listas laterais azuis e vermelhas. Foi levada a leilão no passado dia 19 de Setembro pela Aguttes, tendo sido arrebatada por 27.300 euros.


previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Aguttes Gruau Peugeot 505


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment