Exemplar única do Citroën Type H transformada em autocaravana pela Barou

Clássicos 04 Out 2021

Exemplar única do Citroën Type H transformada em autocaravana pela Barou

A Citroën Type H foi um modelo lançado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1947, mantendo-se em produção até 1981. O seu objectivo era ser barata, mas não deixava de ter particularidades únicas, principalmente para o segmento dos automóveis de serviço, como por exemplo, o chassis monocoque, a tracção dianteira e a suspensão frontal independente, tudo isto, fazia com que tivesse o chão de carga baixa e plana.

A nível mecânica, de modo a baixar o preço de produção, a Type H utilizava vários componentes de outros modelos da marca francesa. O motor provinha do Citroën Traction Avant, de quatro cilindros em linha e 1,9L de cilindrada, que desenvolvia 50cv, acoplado a uma caixa de três velocidades manuais. 

Várias Type H foram utilizadas para conversões das mais variadas formas. A própria Citroën vendia exemplares somente com o chassis e a cabine para essas conversões, e esta autocaravana não foi excepção. A Citroën Type H presente neste artigo é um exemplar único. Foi convertida pela carroceira francesa Jean Barou, a pedido de Mr Charlin, como casa e escritório móvel da sua empresa de equipamentos, a Socome.


A Barou construiu uma carroçaria totalmente única para esta Type H, com bastante influência na Jet Age. O design é muito mais arredondado que a Type H original e tem ainda um para-brisas curvo, para dar uma melhor visibilidade. A mecânica permaneceu inalterada. Como curiosidade, a Barou produziu ainda um atrelado, para Mr Charlin transportar os seus materiais, com um design idêntico ao da Type H.

No passado dia 19 de Setembro, esta Type H foi levada a leilão pela Aguttes, sendo vendida por 54.300 euros. Ainda assim, precisa de um restauro, principalmente ao nível exterior, ou então, o novo proprietário pode deixa-la assim e disfrutar da sua autocaravana.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Aguttes Citroën Type H Jean Barou


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment