Vai a leilão um dos cinco sobreviventes do Martin Ford Special

Mercado 01 Out 2021

Vai a leilão um dos cinco sobreviventes do Martin Ford Special

As décadas de 50 e 60 foram propícias a pequenos fabricantes produzirem automóveis desportivos de baixa cilindrada, com a mecânica de automóveis tradicionais e produção em grande escala, destinados principalmente àqueles que se queriam iniciar na competição sem gastar muito dinheiro.

O nosso país não foi excepção, com alguma produção de automóveis desportivos, mas o Reino Unido foi a “casa” destes pequenos fabricantes, que com a popularidade da fibra de vidro no pós-Segunda Guerra, criaram uma nova indústria automóvel.

Um desses exemplos é o Martin Ford Special, produzido pela Martin Plastics Maidstone, fundada em 1953 por Frederick E. Martin, que aproveitou o baixo custo e a fácil produção da fibra de vidro, para construir um desportivo com base num chassis do Ford Prefect de 1939.



Das 500 carroçarias inicialmente produzidas do Martin Ford Special, hoje só se sabe da existência de cinco exemplares, sendo este do artigo um desses raros automóveis. Este exemplar de 1962 está equipado com o motor Ford 100E de 1,2L de cilindrada e válvulas laterais, equipado com dois carburadores SU, além de outras peças para elevar a performance. O motor está acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades que envia a potência para as rodas traseiras. Foi convertido para uma suspensão independente pela Bowden Engineering, com amortecedores telescópicos Woodhead-Monroe na frente e traseira.

O seu actual dono efectuou um profundo restauro que terminou em 2016, com a mecânica posta toda com um funcionamento correcto e a carroçaria pintada com a tradicional cor de British Racing Green. No próximo dia 6 de Outubro, vai a leilão pela H and H Auctions, com um valor de venda estimado entre as 6.000 e as 8.000 libras, ou seja, entre os 7.000 e os 9.300 euros.


previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Ford Prefect H and H Auctions Martin Ford Special Martin Plastics Maidstone


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment