Raro Jensen FF vendido em leilão por quase 130 mil euros

Mercado 30 Set 2021

Raro Jensen FF vendido em leilão por quase 130 mil euros

Hoje em dia é comum encontrar-se automóveis tradicionais equipados com quatro rodas motrizes, no entanto, nos anos 60 isso não existia. A empresa britânica Jensen Motors foi pioneira nesse segmento ao lançar, em 1966, o Jensen FF, o primeiro automóvel GT de tracção integral, assim como o primeiro equipado com sistema de ABS.

Com base no Jensen Interceptor, a Jensen criou o FF, sendo este 127mm mais longo que o Interceptor, tem duas saídas de ar nos guarda-lamas da frente e a própria frente é ligeiramente diferente. O nome FF é o acrónimo de Ferguson Formula, pois é o nome do sistema que a Ferguson Research desenvolveu de quatro rodas motrizes, que envia 33% da potência para a frente e 67% para a traseira.

Além do sistema de tracção integral, o Jensen FF também foi pioneiro ao ser o primeiro a equipar este modelo com um sistema de travagem anti bloqueio, neste caso o sistema Dunlop Maxaret que também funcionava como controlo de tracção, utilizado anteriormente apenas em aviões e camiões.



Os Jensen FF estavam equipados com o motor V8 de 6,3L de cilindrada da Chrysler, que desenvolve 325cv. Acoplado ao motor estava apenas disponível uma caixa automática de três relações TorqueFlite A727, também proveniente da Chrysler.

Apesar de todas as suas inovações o FF não foi um sucesso de vendas, uma devido ao seu alto preço de venda. A sua produção terminou em 1971, com cerca de 320 exemplares produzidos, 195 exemplares da primeira série, 110 da segunda e apenas 15 da terceira. Este número reduzido também é resultado do FF ser apenas vendido no Reino Unido, pois o sistema de quatro rodas motrizes foi desenvolvido apenas para veículos de volante à direita, tornando impossível a construção com volante à esquerda, pois todo o sistema funcionava do lado esquerdo do automóvel.

O exemplar deste artigo é um Jensen FF de 1971, ou seja, do último ano de produção, no entanto ainda é da segunda série, também conhecida por FF II. Esteve na posse da mesma família desde que o automóvel tinha seis meses de existência e voltou para a fábrica da Jensen em 1982 para sofrer um restauro da carroçaria. O sistema de travagem foi melhorado para a especificação dos Mk.III, sendo transformado para discos ventilados nas quatro rodas, assim como as jantes que também foram alteradas para as da última série.

Ficou guardado em ambiente controlado durante 25 anos e, em 2010, sofreu um restauro parcial. No passado dia 18 de Setembro foi levado a leilão, no evento Collectors Motor Cars and Automobilia, organizado pela Bonhams, sendo vendido por 129.330 euros.


previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bonhams Jensen FF


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment