Auburn Boattail Speedster 851 Supercharged pode chegar aos 900 mil dólares em leilão

Mercado 28 Set 2021

Auburn Boattail Speedster 851 Supercharged pode chegar aos 900 mil dólares em leilão

O Auburn Boattail Speedster 851 foi lançado em 1934 e foi um dos últimos modelos de produção da marca americana, pois esta terminou a produção automóvel em 1937, totalizando cerca de 150 unidades vendidas. Ainda assim, foi considerado um dos automóveis americanos mais bonitos de sempre, com o desenho a cargo de Gordon Buehrig.

Apesar de este ser um automóvel de baixo custo, não deixou de ter as suas inovações. Tinha um diferencial traseiro de duas relações da Columbia, que em conjugação com uma caixa manual de três velocidades totalmente sincronizadas, o automóvel tivesse, no total, seis velocidades.

O motor que equipa os Auburn Speedster 851 é de oito cilindros em linha com cabeça plana e válvulas laterais, de 4,6L de cilindrada, que poderia ser atmosférico ou equipado com um compressor centrifugo Schweitzer-Cummins. A alimentação de combustível é feita através de um único carburador Stromberg. A potência total é de 150cv as 4.000rpm nas versões sobrealimentadas, o que na época era um valor bastante bom, podendo assim atingir os 160km/h.


Tal como era normal na época, a suspensão não era independente em nenhum dos eixos e utilizava travões de tambor Lockheed nas quatro rodas, mas aqui eram hidráulicos, para dar o maior poder de travagem possível.

Como curiosidade, cada exemplar do Auburn 851 trazia uma placa que indicava que “This certifies that this AUBURN AUTOMOBILE has been driven 100.1 miles per hour before shipment”, ou seja, cada um foi levado até aos 160km/h antes da entrega, apesar de se saber hoje que esta placa era meramente decorativa e não reflectia a realidade.

O exemplar deste artigo esteve na posse do médico Fred Zaidan, desde os anos 50 até 1998, quando Hal Bjorklund o adquiriu, efectuando um grande restauro, para o colocar de volta aos parâmetros originais.

Após passar 13 anos na colecção de Robert Thayer, a RM Sotheby’s irá leva-lo a leilão no próximo dia 8 de Outubro, num evento na Pensilvânia, onde espera-se que o valor da venda se situe entre os 700.000 e os 900.000 dólares, cerca de 597.000 e os 768.000 euros.


previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Auburn Speedster RM Sotheby's


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment