Bonhams leva a leilão rara Honda Z50J Monkey Baja Africa

Mercado 24 Set 2021

Bonhams leva a leilão rara Honda Z50J Monkey Baja Africa

A Honda Z50, também conhecida por Honda Monkey, foi uma série de pequenas motas, lançadas no mercado em Março de 1964, a sua produção acabou em Agosto de 2017. No entanto, hoje continua à venda a Honda Monkey, mas agora com base na Honda Grom equipada com um motor de 125cc.

Em 1973, a Honda iniciou a produção da Honda Z50J, que veio substituir a anterior Z50M, mantendo-se em produção até 1999. Estas pequenas motas utilizam um motor de um cilindro a quatro tempos e arrefecimento a ar, com árvore de cames à cabeça e 49cc de cilindrada, desenvolvendo 4,5cv de potência. A caixa de velocidades podia ter três ou quatro mudanças manuais, alguns exemplares vinham com uma embraiagem centrifuga, fazendo com que tivessem uma caixa semiautomática.

A Honda Z50J Monkey Baja Africa é o nome dado a um kit que a marca nipónica vendia, para ser montado nas pequenas Z50, parecendo-se com a maior Honda Africa Twin. Este kit serviu como maneira de celebrar as quatro vitórias consecutivas no Rally Paris-Dakar de 1986 a 1989. Nenhuma destas motas saiu assim de fábrica, já que o kit era montado apenas nas concessionárias e esteve apenas disponível no ano de 1992, no Japão.



O kit consistia apenas de uma nova carenagem, um banco, o para-lamas da frente, os autocolantes e um capacete especial. Não se sabe quantos kits foram produzidos, apenas que é bastante raro, principalmente fora do Japão.

O exemplar deste artigo, com apenas 2.742 km percorridos, irá a leilão pela Bonhams, no evento The Zoute Sale, no próximo dia 10 de Outubro, com um valor de venda estimado entre os 17.000 e os 20.000 euros.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bonhams Honda Africa Twin Honda Monkey Honda Z50


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment