Triumph TR8 de pré-produção com apenas 74 milhas percorridas vai a leilão

Mercado 22 Set 2021

Triumph TR8 de pré-produção com apenas 74 milhas percorridas vai a leilão

Os Triumph TR foram uma série de desportivos desenvolvidos pela marca britânica, que na época tiveram bastante sucesso. A ideia começou a formar-se com o protótipo TR-X, produzido em 1945, sendo que apenas foram lançados em 1953, com o TR2.

Em 1974 é lançado o revolucionário Triumph TR7, com um design completamento novo e diferente do que tinha sido lançado pela marca até ao momento, disponível como coupé e, posteriormente, na carroçaria descapotável. Em 1979 é lançado o TR8, que exteriormente tinha poucas alterações, sendo que a grande diferença era a adopção do motor Rover V8 de 3,5 litros de cilindrada e 135cv, destinado principalmente ao mercado norte americano.

A produção dos TR7 e TR8 iria terminar em Outubro de 1981, o que faz com que o TR8 tivesse apenas sido produzido durante três anos, sendo por isso, extremamente raro. Estima-se que apenas 2.634 exemplares terão sido produzidos e acredita-se que apenas 25 coupés e 18 descapotáveis terão sido produzidos para o mercado britânico. Os 18 TR8 descapotáveis foram produzidos apenas em pré-produção, como o exemplar presente neste artigo.



Datado de 1980, este TR8 Convertible pertence ao lote dos exemplares de pré-produção e que nunca foi registado, marcando apenas 74 milhas no odómetro, cerca de 120.000km. Mas este TR8 é ainda mais especial, visto que foi um dos dois primeiros TR8 Convertible de volante à direita destinados a verificar se tudo estava conforme. Estes foram retirados da linha de produção tradicional com carroçaria do TR7 Convertible, mas modificada para que ficasse igual à de um TR8, assim como todas as alterações mecânicas. Ambos foram pintados na cor Pendelican White. Um destes exemplares tinha caixa manual e o outro estava equipado com uma caixa automática de três velocidades, que é o exemplar retratado neste artigo.

Após os testes terem terminado, este TR8 ficou encostado na fábrica a ganhar pó, até ser vendido a um entusiasta, em Agosto de 1980, que o guardou de imediato na garagem. Ficou nessa garagem até ser redescoberto recentemente por Anthony Godin. Pelas fotografias, é possível verificar que as condições em que foi guardado não foram a ideais, tal é a quantidade de ferrugem que o automóvel apresenta. Pelo contrário, o interior está muito bem preservado.

Agora, este TR8 irá a leilão no próximo dia 25 de Setembro, num evento organizado no Ascot Racecourse, no Reino Unido, levado a cabo pela Historics Auctioneers. Não existe valor estimado para esta raridade e, além do mais, o vendedor não colocou valor de reserva na venda.


previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Historics Auctioneers Triumph TR7 Triumph TR8


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment