Clássicos 18 Set 2021

Tanque de combate britânico é resgatado de um rio na Polónia

O Valentine é um raro tanque de combate britânico utilizado na Segunda Guerra Mundial. Várias versões foram produzidas, com motorizações diferentes, tanto a gasolina, como a diesel. O seu desenvolvimento iniciou-se em 1938, a cargo da Vickers-Armstrongs, que foi também quem produziu a maior parte dos 8275 exemplares. Cerca de 40 exemplares chegaram aos nossos dias. Como curiosidade, o Exército português recebeu 36 Valentine Mk II em 1943, utilizado pelo Batalhão de Carros.

Este exemplar, foi descoberto numa zona de lama do rio Varta, na Polónia, em Outubro de 2012. Estava ao serviço do Exército Vermelho e terá ficado submerso ao tentar atravessar o rio congelado, em Janeiro de 1945. O exemplar encontrado trata-se de um Valentine Mk IX, sendo este o único exemplar existente que esteve em combate e que sobreviveu até hoje.

O Valentine Mk IX era uma evolução do Mk V, mas com uma arma Ordnance QF 6-pounder, igual à equipada no Mk VIII. A blindagem é mais leve, tal como no Mk VIII. Nos últimos exemplares está equipado com um motor diesel GMC 6004 de 165cv.



A recuperação deste Valentine Mk IX foi liderada pelo coleccionador de veículos militares Jacek Kopczynski. Várias foram as tentativas falhadas para tirar o veículo, pois estava numa zona muito complicada, com muita lama, mas no final, tudo correu bem. Ao fim de 67 anos, o Valentine voltou a ver a luz do dia e num estado geral muito bom. No seu interior ainda estava guardado todo o seu armamento.

Veja acima o vídeo do resgate desta preciosidade histórica.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube