Ford Mustang SVT Cobra de 1993 com 31 milhas vai a leilão

Mercado 17 Set 2021

Ford Mustang SVT Cobra de 1993 com 31 milhas vai a leilão

Em Março de 1964 era lançado um dos desportivos americanos com maior importância, o Ford Mustang. Infelizmente, com a crise do petróleo de 1973 o Mustang perdeu um pouco a sua aura, algo que a Ford queria alterar. Com base na plataforma Fox, a terceira geração do Mustang foi lançada em 1978, com desenho de Jack Telnack e, em 1987, recebe um grande facelift para actualizar o modelo para os anos 90, antes de chegar o seu sucessor.

A versão de topo era o Mustang SVT Cobra, desenvolvido pela Ford Special Vehicles Team, que só esteve disponível no último ano de produção da terceira geração do Mustang, em 1993. Foi apresentado no Salão de Chicago de 1992, com uma aparência um pouco mais suave que o Mustang GT.

O motor que equipa o Mustang SVT Cobra é o V8 302 de 4,9L de cilindrada, desenvolvendo 238cv às 4.600rpm e 380Nm de binário às 4.000rpm. Este motor era o mesmo que equipava o Mustang GT da época, no entanto, tinha algumas alterações, como as cabeças do motor GT-40 de fluxo melhorado, colector de admissão, árvores de cames específicas, injectores de maior débito, electrónica alterada e um escape menos restritivo. O motor está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades Tremec/BorgWarner T-5. Além da mecânica a suspensão também foi alterada para uma da Tokico, para apurar mais a condução.



Apenas havia a possibilidade de escolha entre quatro cores, sendo a mais icónica o Teal Metallic, como o exemplar presente neste artigo, do qual apenas 1.355 exemplares foram produzidos. Além da cor, este exemplar conta apenas com a distância de entrega, marcando no odómetro 31 milhas percorridas, cerca de 50km. Entregue ao seu proprietário em 1993, este viajou do concessionário Aldridge Ford até à garagem num reboque e permaneceu aí, num ambiente controlado, até agora. O interior, na cor Opal Gray, está impecável, mantendo ainda as capas de protecção originais nos bancos da frente.

Agora, este exemplar em excelente estado de preservação irá a leilão, através da Hayes Auction Services, de Maryland, no próximo dia 2 de Outubro.


previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Ford Mustang Cobra Ford Special Vehicles Team Hayes Auction Services


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment