Meteor 27 Litre V12 Special um automóvel equipado com um motor de tanque de guerra

Mercado 01 Set 2021

Meteor 27 Litre V12 Special um automóvel equipado com um motor de tanque de guerra

Tal como o nome sugere, o automóvel presente neste artigo está equipado com o motor Rolls-Royce Meteor V12, a versão sem compressor volumétrico do motor Merlin V12 de 27L de cilindrada, que equipou diversos aviões famosos, como o Spitfire, o Hurricane, o Lancaster e o P-51D Mustang.

O desenvolvimento deste motor aconteceu quase que por acidente. A produção do motor Merlin era muito dispendiosa então a Rolls-Royce decidiu transformar motores usados, retirando-lhes o compressor o que fez nascer o motor Meteor. Como este não poderia ser utilizado na aviação, foi decidido que iria equipar tanques de guerra, sendo mais eficiente e tendo mais potência que os motores utilizados na época para esse efeito.

Aplicar motores de aviões ou de tanques de guerra em automóveis, não é novidade, sendo o mais famoso o Tank Car de Jay Leno. Estes automóveis são sempre produzidos à mão, sendo por isso únicos, como é o caso deste Meteor 27 Litre V12 Special. A sua construção teve início em 2001, na África do Sul, quando o seu mentor visitou Robin Beech, em Sussex, no Reino Unido, e viu o Handlye Special. O motor ideal seria encontrado em Joanesburgo, num tanque Centurion. 



Neste automóvel, o motor desenvolve uma potência de 631cv e um binário de 1.964Nm, medidos em banco de potência. Devido ao seu elevado binário, o motor foi acoplado a uma caixa automática GM TH400, pois o conversor de binário ajuda a reduzir o esforço a que o sistema de transmissão está sujeito. Teoricamente, poderia atingir uma velocidade máxima de 328km/h, no entanto, devido à limitação dos pneus, só consegue atingir os 217km/h.

Este Meteor 27 Litre V12 Special tem algo em comum com o McLaren F1, a posição de condução central, podendo levar dois passageiros atrás. O chassis tem o tradicional desenho em “escada” e utiliza vários componentes do Jaguar XJ12, desde suspensão, travagem a pormenores no interior. A carroçaria produzida em alumínio foi toda moldada à mão, utilizando uma estrutura tubular. O peso desta peça situa-se nos 2.200kg, tendo uma distribuição de 50/50.

Em 2016, o seu criador mudou-se para o Reino Unido e levou o Meteor 27 Litre V12 Special com ele, o motor foi alvo de restauro, nos especialistas da Flight Engineers. No próximo dia 5 de Setembro, este automóvel vai a ser leiloado pela Bonhams, no The Beaulieu Sale. O valor de venda estimado encontra-se entre os 180.000 e os 230.000 euros, incluindo o reboque de transporte, visto que o automóvel não tem documentos, e várias peças suplentes.


previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bonhams Meteor 27 Litre V12 Special Rolls-Royce


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment