Carter Two-Engine Car o automóvel de 1907 equipado com dois motores

Clássicos 01 Set 2021

Carter Two-Engine Car o automóvel de 1907 equipado com dois motores

Ao longo da história automóvel, existiram vários projectos de automóveis equipados com dois motores, maioritariamente para o mundo da competição. Na sua grande maioria, os automóveis estavam equipados com um motor na frente e outro na traseira, ao contrário do projecto da Carter Motor Car Corporation, de Washington D.C., EUA.

No início do século XX, Howard O. Carter patenteou a sua inovação, um automóvel equipado com dois motores paralelos de quatro cilindros em linha, com arrefecimento a ar. Os motores poderiam ser utilizados em conjunto ou um de cada vez, através de um sistema de embraiagens em cone nos volantes do motor e correntes da Morse, que accionava o segundo motor. Os motores estavam acoplados a uma única caixa de três velocidades manuais, montada no centro do automóvel.

O objectivo primordial de Carter não era só ter um ganho de potência, mas sim que o automóvel se pudesse locomover pelos seus próprios meios, caso existisse uma avaria num motor, numa zona remota, onde a assistência demoraria horas ou até dias a chegar. O próprio logotipo da marca eram dois corações, pois tal como a publicidade da época dizia “two hearts that beat as one”, ou seja, dois corações que batem como um.



Haviam três tipos de carroçarias disponíveis, a Convertible, a Gentleman’s Roadster e a Touring. Segundo a publicidade da época do Model A, os motores, combinados, desenvolviam 48cv de potência. Cada motor tinha o seu sistema de ignição, carburação e lubrificação. Para accionar o segundo motor, havia um segundo pedal de acelerador ao lado do tradicional, ou então era accionado automaticamente, através das embraiagens, caso existisse uma solicitação mais forte de potência.

Até à data, não se sabe quantos Carter Two-Engine Car foram produzidos. Entre 1907 e 1908 a produção foi reduzida devido ao seu elevado preço que era três vezes mais que um Ford Model T. Havia planos para a produção de versões com motores de seis cilindros e também com arrefecimento a água, mas nenhuma viu a luz do dia. Poucas imagens existem dos automóveis, somente aquelas que foram publicadas em jornais da época. Hoje, não se sabe da sobrevivência de nenhum exemplar.


previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Carter Model A Carter Motor Car Corporation Carter Two-Engine Car Howard O. Carter


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment