Mercado • 21 Abr 2021

Mercado • 25 Ago 2021
RM Sotheby’s vendeu protótipo Dodge Firearrow II por mais de um milhão de dólares
No início da década de 50, a Chrysler, sob a direcção de um dos mais prestigiados designers americanos da época Virgil Exner, construiu uma série de quatro Dream Cars, em colaboração com a carrozzeria italiana Ghia, para a marca Dodge. Dessa colaboração, resultou os quatro Dodge Firearrow, que no fundo seriam concorrentes ao Chevrolet Corvette. Estes automóveis não iriam passar para a produção, no entanto, a Ghia reaproveitou o projecto e lançou o Dual-Ghia, ainda que numa produção bastante reduzida.
O Dodge Firearrow I seria apresentado em 1953, mas não era um automóvel funcional, mas sim um modelo estático unicamente para exposição. Em Janeiro de 1954, seria então apresentado o Firearrow II, no evento Harmony on Wheels da Chrysler, este sim, já um automóvel totalmente funcional.
Produzido com base num chassis de um Dodge Royal e equipado com o motor Hemi V8 241 Red Ram, de 4,0L de cilindrada, desenvolvia 150cv. O motor está acoplado a uma caixa automática de conversor de binário Gyro-Torque de quatro velocidades.
O design foi um pouco suavizado, quando comparado com o anterior protótipo, sem os quatro faróis, sendo substituídos por apenas dois colocados na ponta do automóvel, além disso, conta ainda com jantes de raios cromados, para-brisas sem aro, quatro saídas de escapes integradas na carroçaria, nova grelha, entre outras. A carroçaria foi toda produzida à mão pela Ghia.
Apenas um exemplar foi produzido do Dodge Firearrow II e este seria vendido a particulares, tendo chegado à colecção de Joe Bortz, na década de 90, onde foi submetido a um restauro. No passado dia 13 de Agosto, este automóvel foi levado a leilão, num evento organizado pela RM Sotheby’s, em Monterey, tendo sido vendido por 1.050.000 de dólares, cerca de 900.000 euros.