Triumph Bonneville T120R que pertenceu a Steve McQueen vendida por 87 mil euros

Mercado 24 Ago 2021

Triumph Bonneville T120R que pertenceu a Steve McQueen vendida por 87 mil euros

A Triumph Bonneville é das motas com maior sucesso da história e das com maior longevidade na produção, estando disponível na primeira geração de 1959 a 1983. Está equipada com um motor de dois cilindros paralelos, de arrefecimento a ar, quatro tempos, válvulas à cabeça e um carburador duplo Amal Monobloc 3/16, com 649cc de cilindrada. A Bonneville T120R era a versão destinada somente ao mercado dos EUA.

A Triumph Bonneville T120R de 1970 presente neste artigo tem uma história bem mais interessante que a maioria dos exemplares, pois foi adquirida nova pelo piloto de motocross e de acrobacias Bud Ekins. Antes de entrar como duplo em Hollywood, Bud teve uma carreira de enorme sucesso nas motas, tendo ganho quatro medalhas de ouro no International Six Days Trial. Dos trabalhos feitos por Bud, o mais conhecido foi o de conduzir o Ford Mustang na famosa cena de perseguição no filme Bullitt. Bud tinha também um concessionário de motos, em Sherman Oaks, na Califórnia e foi aí que conheceu diversas estrelas de Hollywood, entre elas Paul Newman, Clint Eastwood e Steve McQueen.

Posteriormente, a Bonneville T120R, foi vendida à Solar Productions da Steve McQueen. Steve e Bud tinham uma boa relação de amizade e faziam competições juntos. Bud foi, em diversas ocasiões diferentes, duplo de McQueen nas cenas mais perigosas, onde as seguradoras não permitiam que o próprio as fizesse.


Durante a história deste veículo, que é pouco conhecida, foi montado um escape de estilo scrambler, que se mantém até hoje. Em 2016, a Triumph Bonneville foi toda restaurada pela Nelson Bros. Motors, em Oakland, na Califórnia, e nunca mais andou desde então.

No passado dia 14 de Agosto, foi levada a leilão, num evento organizado pela RM Sotheby’s, em Monterey, sendo vendida por 102.000 dólares, cerca de 87.000 euros, superando em muito, o valor de venda estipulado inicialmente.


previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bud Ekins RM Sotheby's Steve McQueen Triumph Bonneville


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment