Mercado • 11 Jan 2021

Mercado • 19 Ago 2021
Ferrari 268 SP e 275 GTB Competizione leiloados por 7,7 milhões de dólares cada
No fim de semana passado iniciou-se um dos maiores e mais importantes eventos de automóveis clássicos do mundo, o Monterey Car Week. Com ele acontecem grandes leilões, organizados pelas mais importantes leiloeiras, entre elas a RM Sotheby’s, com um balanço bastante positivo, com a venda de dois Ferrari de competição por 7,7 milhões de dólares cada, cerca de 6,5 milhões de euros.
O Ferrari 268 SP by Fantuzzi foi vendido a um licitador online, batendo assim o recorde de venda online através da plataforma da RM Sotheby’s. Este foi o automóvel utilizado pela Scuderia Ferrari nas 24 Horas de Le Mans de 1962. O 268 SP marcou também um grande avanço na marca italiana, pois foi utilizado para desenvolver a configuração de motor central V8.
Com apenas dois proprietários desde 1969, este 268 SP é o único dos seis produzidos que se mantém original, incluindo a carroçaria, é ainda um de apenas dois exemplares equipados originalmente com o motor V8 e conta com o certificado da Ferrari Classiche.
O outro Ferrari é um raro 275 GTB Competizione, o 11º de 12 produzidos, equipados com o motor V12 Colombo Tipo 213 idêntico ao utilizado no Ferrari 250 LM, capaz de desenvolver mais de 300cv. Além disso têm uma carroçaria fina construída em alumínio e extensivo uso de materiais leves, como o magnésio. Estes automóveis foram produzidos após a FIA não homologar o 250 LM na categoria GT, mas sim em protótipo, deixando a Ferrari sem nenhum GT para competir.
Este 275 GTB Competizione foi encomendado na Suíça, através da Societe Anonyme pour la Vente des Automobiles Ferrari, terminado na cor Rosso Chiaro e com interior em pele azul. Competiu por uma das poucas equipas privadas com apoio da casa mãe, a Scuderia Filipinetti, este automóvel entrou por três vezes nas 24 Horas de Le Mans consecutivas, de 1967 a 1969, vencendo a categoria no primeiro ano, assim como muitas outras provas.
Apesar de não ter o motor e a caixa de velocidades transaxle originais, foram guardados para não haver danos, pois o automóvel compete em provas de clássicos, e seguirão junto com o automóvel. Este exemplar conta também com o certificado da Ferrari Classiche.