Mercado • 30 Set 2019
Antigo Ferrari 365 GTB/4 Daytona de Elton John leiloado por meio milhão de euros
O Toyota Supra é um dos modelos mais icónicos da marca nipónica, tendo sido lançado em 1978 como uma versão do Celica, equipada com o motor de seis cilindros, designando-se mesmo Toyota Celica Supra. Só a meio de 1986 é que o Supra seria um modelo próprio já na terceira geração.
A segunda geração, conhecida por A60, seria lançada em Março de 1981 e estava disponível com uma variedade de motorizações, claro está todas de seis cilindros. Na Europa o motor disponível era apenas o 5M-GE de 2,8 litros de cilindrada e debitava entre os 170 e 180cv.
Foi esta segunda geração, que a Toyota utilizou para desenvolver um automóvel de competição, segundo as regras do Grupo A, para competir nas provas de automóveis de turismo, desde o ETCC até ao BSCC, o British Saloon Car Championship, o antecessor do BTCC.
Lançados nas pistas em 1983, os Celica Supra demonstraram ter menos competitividade, devido à sua menor potência, quando comparados com o BMW 635CSi e Rover SD1, por exemplo. Quando Win Percy saiu para a TWR, a Toyota GB foi buscar ao motociclismo Barry Sheene, para a temporada de 1985 do BSCC. No entanto, com os novos automóveis turbo, o Celica Supra não conseguiria acompanhar o andamento, ainda assim conseguiu alcançar dois pódios.
Falando um pouco das especificações do Celica Supra de Grupo A, com o motor de seis cilindros em linha e dupla árvore de cames à cabeça a desenvolver 225cv de potência e 280 Nm de binário às 6500 rotações por minuto. Este aumento de potência é conseguido através de árvores de cames mais agressivas, uma taxa de compressão de 11,6:1, além de outras alterações internas. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa W50, com relações curtas da Quaife.
Sheene acabaria por se reformar das competições e o Celica Supra foi vendido para a Austrália, em 1987, onde venceu várias provas nesse país. Voltaria para o Reino Unido, onde foi restaurado, aparecendo pela primeira vez ao público no Goodwood Festival of Speed de 2016.
Agora, este Toyota Celica Supra vai ser levado a leilão, num evento organizado pela Silverstone Auctions no próximo dia 31 de Julho, com um valor estimado de venda entre os 82 mil e os 93.500 euros.
Mercado • 30 Set 2019
Antigo Ferrari 365 GTB/4 Daytona de Elton John leiloado por meio milhão de euros
Mercado • 29 Jul 2020
Mercado • 21 Out 2020
Silverstone Auctions leva a leilão colecção de cinco automóveis da era do Grupo B