Abriu o Museu do Rali em Fafe

Competição 26 Jul 2021

Abriu o Museu do Rali em Fafe

No dia 10 de Julho foi feita a inauguração à imprensa do Museu do Rali, em Fafe, concretizando-se uma das grandes ambições do Clube Automóvel das Serras de Fafe, um museu dedicado ao desporto mais importante daquela cidade. Contou com a presença dos representantes do Clube Automóvel das Serras de Fafe, do Presidente da Câmara Municipal e de alguns rostos conhecidos do mundo dos ralis.

A materialização deste sonho só foi possível através de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Fafe, o Clube Automóvel Serras de Fafe e o Grupo Cultural e Recreativo Nun’Álvares. O edifício que acolhe o museu é pertença desta importante colectividade e reúne infraestruturas de apoio que permitirão ao CASF realizar eventos associados à temática, naquele espaço. Estão assim previstas exposições permanentes, temporárias e itinerantes, subordinadas ao tema “Fafe e o Rali de Portugal” e prevê-se igualmente a realização de eventos sociais como tertúlias relativas à história dos ralis, com a participação dos seus protagonistas.

Além de uma exposição de 25 automóveis de rali, o espaço do Museu conta com um espólio de objectos relacionados com os ralis como fatos de competição e capacetes, miniaturas, posters e cartazes alusivos a pilotos e os seus palmarés. Temporariamente, para quem quiser saborear o desafio da condução de um automóvel de ralis, está também disponível um simulador de ralis bastante evoluído, cedido pelo Hotel Fafense.


A viagem histórica começa no ultra-moderno Skoda Fabia R5 com que José Silva compete na actualidade e recua até ao Ford Escort MkI RS. Pelo meio, é possível encontrar muitas lendas dos ralis, contando-se quase todos os modelos mais relevantes. Entre eles o incontornável Lancia Delta, representado por dois exemplares: o Integrale Evo que foi pilotado por Jorge Bica e uma réplica do Integrale 16v com que Carlos Bica venceu o nacional de ralis. Da mesma época, marca presença o VW Golf Rallye G60 com que Paulo Meireles foi Campeão de Iniciados em 1992.


Pouco tempo depois, nascia uma estrela do Campeonato Mundial, Colin McRae, que nesta exposição é recordado através de um Subaru Impreza. Este exemplar, pilotado pelos seus proprietários José Pereira e Diana Pereira – pai e filha, também eles obreiros do CASF e deste Museu – tem a particularidade de ter sido um “muletto” da Prodrive e, por isso, foi utilizado pelo lendário McRae na época em que se sagrou Campeão Mundial.

Recuando no tempo, é possível encontrar outros modelos incontornáveis nesta modalidade, como o Renault 11 Turbo, o Renault 5 Turbo, o Fiat 131 Abarth, ou ainda o Seat Marbella que levou Rui Madeira ao título no Troféu.

Mas é impossível falar de história dos ralis sem dar um grande destaque ao Grupo B. Essa geração foi grandemente impulsionada pelo Audi Quattro, que começou na especificação de Grupo 4 e evoluiu para se tornar no monstro voador que foi o Sport Quattro E2. Em exposição está o exemplar de Alexandre Lourenço, que já participou em vários ralis de históricos, incluindo o RallyLegend, ostentando, por isso, uma patine digna de um guerreiro.


O último dos Grupo B, e aquele que teve uma carreira mais curta, foi o RS200, pelo que os exemplares genuínos escasseiam. Contudo, a réplica presente permite apreciar as formas do modelo original, que se encontra ao lado de outro ícone: o Peugeot 205 Turbo 16, aqui na versão civil de homologação, mas com as cores da equipa de fábrica. Uma visão rara em qualquer lado do mundo.


A maior parte dos automóveis em exposição, ainda se encontra no activo, contudo, à medida que alguns exemplares deixam o Museu do Rali para atacar os troços, outras vão tomando o seu lugar.

Foi há poucas semanas que a PEC Fafe-Lameirinha foi eleita por fãs de ralis de todo o mundo como a mais espectacular especial do Mundial de Ralis. Consciente desse potencial, Raul Cunha, Presidente do Município, afirma que este é apenas “um primeiro passo do Município e do Clube Automóvel das Serras de Fafe nesta ambição de ir mais longe”.


TAGS: Fafe Rali


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment