Snapshot: Os primeiros passos de Phil Hill

Clássicos 25 Jul 2021

Snapshot: Os primeiros passos de Phil Hill

Por Ricardo Grilo

Após ter concluído os estudos, o americano Phil Hill começou a competir em 1950 com um Jaguar XK120.
 
No ano seguinte iria trocar o carro britânico por um potente porém relativamente obsoleto Alfa Romeo 8C 2900B MM (de Mille Miglia).
 
Este estava equipado com uma carroçaria “spider” construída pela Touring e trazia um motor de 8 cilindros em linha, com compressor e capaz de debitar uns expressivos 220 cv de potência. Um antigo modelo da equipa oficial da marca italiana que tinha competido antes da guerra nas Mille Miglia de 1938 com o italiano Carlo Maria Pintacuda ao volante.
 
Na foto colorida vemos Phil Hill ao volante do Alfa Romeo num fim de semana de “Road Races” (a grande moda proveniente da Europa) disputado em Maio de 1951 em Pebble Beach. Hill iria classificar-se em 4º na corrida principal e venceria a “del Monte Handicap Race” ambas disputadas no mesmo local e sob a égide do SCCA (Sports Car Club of America).
 
Apesar de hoje ter um valor muito elevado, na época este Alfa Romeo era olhado como um modelo antiquado e tinha um custo de aquisição correspondente à idade. E por isso estava ao alcance de um jovem de 24 anos de idade que então iniciava uma carreira desportiva que o levaria a ser campeão do mundo de Fórmula 1 e a vencer por três vezes as 24 Horas de Le Mans. No final do ano Hill iria vender este Alfa Romeo para adquirir o seu primeiro Ferrari e prosseguir uma carreira de crescente sucesso.
 
No entanto, muitos anos mais tarde confessaria ter ficado com pena de não ter guardado o Alfa. Um carro fantástico que na actualidade valerá cerca de 20 milhões de dólares e faz parte da colecção de Ralph Lauren.
 
Imagem colorida por Ricardo Grilo


TAGS: Phill Hill


PARTILHAR:

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Marco Pestana Recent comment authors
Marco Pestana
Visitante
Marco Pestana

Para um ” obsoleto ” Alfa Romeo e ficar em 4º lugar ante modelos mais recentes… 😉 Boa escolha do Phil Hill… Abraço