Reveja aqui a série dos automóveis portugueses

Clássicos 17 Jul 2021

Reveja aqui a série dos automóveis portugueses

A série documental sobre automóveis portugueses produzida pelo Museu do Caramulo, através do Jornal dos Clássicos, estreou a 27 de Maio.

Os episódios foram lançados semanalmente, a cada quinta-feira, no canal do Jornal dos Clássicos no Youtube, pela seguinte ordem: Felcom (27 de Maio), A.R. (3 de Junho), Portaro (10 de Junho), Edfor (17 de Junho), Citroën BB Cabrio (24 de Junho) e Dima (1 de Julho) e focaram-se na história do modelo, do seu criador assim como do seu actual proprietário.

O objectivo desta série é mostrar alguns dos mais extraordinários automóveis produzidos em Portugal, evitando que as suas histórias caiam no esquecimento ou permaneçam no total desconhecimento por parte do grande público.


A série “Automóveis Portugueses” contou com o apoio do Standvirtual e do Museu do Caramulo.


Felcom


O primeiro episódio da série “Automóveis Portugueses” conta a história do Felcom (1933), um cocktail produzido por Eduardo Carvalho com os automóveis adquiridos a Eduardo Ferreirinha e que deu origem a um elegante automóvel de competição.


A.R.


O segundo episódio da série “Automóveis Portugueses” conta a história do A.R., construído na década de 50 em Castelo Branco.

Equipado com um motor Peugeot e adoptando um chassis tubular, o AR revelou enorme potencial mas teve uma participação efémera no automobilismo desportivo. Na prova de estreia, a Volta a Portugal em 1955, o AR ficou em segundo lugar, atrás de um Mercedes-Benz 300 SL.


Portaro


O terceiro episódio da série “Automóveis Portugueses” conta a história do Portaro, o primeiro Todo-o-Terreno português.

Este veículo nasceu ainda na década de 70, em pleno período revolucionário, pelas mãos do empresário Hipólito Pires, que negociou com os romenos da Aro a aquisição de chassis rolantes, posteriormente montados e acabados em Portugal.


Edfor


O quarto episódio da série “Automóveis Portugueses” traz-nos o Edfor, considerado por muitos como o automóvel mais elegante alguma vez feito em Portugal.

Criado pelo piloto Eduardo Ferreirinha, este projecto pretendia construir um modelo em pequena série. O Edfor vinha equipado com uma carroçaria em alumínio do tipo “Torpedo”, com dois lugares, e um motor V8 da Ford.


Citroën AX BB Cabrio


O quinto episódio da série “Automóveis Portugueses” apresenta-nos o Citroën BB Cabrio.

Apresentado no Salão de Genebra de 1988, o Citroën AX BB Cabrio era um projecto independente do concessionário Benjamim Barral, desenvolvido pela empresa portuguesa AG Engineering.


Dima


O sexto episódio da série “Automóveis Portugueses” aborda o Dima, um dos grandes desportivos nacionais da década de 50.

A Dima foi uma das mais importantes marcas de competição que nasceram em Portugal no pós-guerra. Surgiu em 1951, sob o impulso de um catalão radicado no Porto chamado Dionísio Mateu, primeiro como Dima e mais tarde com a designação DM, para evitar confusão com o modelo Dyna da Panhard.


TAGS: A.R. Automóveis Portugueses Citröen AX BB Cabrio Dima Edfor Felcom Jornal dos Clássicos Portaro


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment