Exposição

Eventos 15 Jul 2021

Exposição “Automoción y Diseño Italiano” no Museu de História Automóvel de Salamanca

O Museu de História Automóvel de Salamanca inaugura a partir de hoje a sua exposição de Verão “Automoción y Diseño Italiano”, uma amostra dos ícones automóveis do país transalpino, incluindo automóveis desportivos e modelos exclusivos, que podem ser visitados até 30 de Setembro.

A exposição apresenta modelos de marcas de prestígio como Ferrari, Lamborghini, Alfa Romeo, Lancia e Fiat, entre outras, e oferece uma representação formidável dos grandes construtores e artistas italianos no design de automóveis que dominaram a cena internacional, pela sua elegância e requintado gosto pela estética.

O Presidente da Câmara de Salamanca, Carlos García Carbayo, foi o responsável pela inauguração desta nova exposição do museu e durante o seu discurso destacou o impacto que a indústria automóvel teve na consideração da Itália como um símbolo global da modernidade dos anos 50 e referiu-se à influência que estes desenhos, muito avançados para o seu tempo, têm nos automóveis de hoje.



A exposição é composta por quase trinta veículos fabricados no século XX e leva os visitantes ao período de maior esplendor da indústria automóvel italiana e de construtores de carroçarias de renome como Bertone, Boano, Boneschi, Canta, Colli, Ellena Fissore, Gandini, Guia, Michelotti, Moretti, Pininfarina, Savio, Scioneri, Touring-Superleggera, Vignale e Viotti.

Entre os veículos que compõem esta exposição, destacam-se três jóias da história do design italiano dos anos 60. Especificamente, um Alfa Romeo 2000 Spider Touring, um Ferrari 330 GT e um Maserati 3500 GT. Existem também grandes desportivos italianos como o Simca 1200 S Coupe, o Ferrari 348 TB, o Ferrari 360 Spider, o Fiat 124 Spider e o Lamborghini Diablo, entre outros.

Outros veículos da exposição têm um carácter mais familiar, popular ou económico, pois foram responsáveis pelo desenvolvimento da mobilidade que conhecemos hoje, sem renunciar ao cuidado do seu design e à introdução de novas ideias na construção das carroçarias dos automóveis do século passado, tais como o conhecido FIAT 500, 1100, X1/9 Bertone ou Lancia Augusta de 1936.

A exposição tem também peças excepcionais que representam a paixão pela velocidade, competição ou motociclismo, numa relação frutuosa de irmandade entre Espanha e Itália. Marcas como a Ducati, Vespa, Lambretta, Moto Guzzi Hispania ou Morini exibem a grandeza do engenho de ambos os países.

Em suma, a exposição de Verão preparada pelo Museu de História Automóvel de Salamanca representa uma viagem a Itália e à sua indústria de referência, com o objectivo de promover o conhecimento destes desenhos e oferecer alternativas de lazer para partilhar com a família.

004
Inauguracion2
009
008
Inauguracion
003
002
007
006
005
001
Cartel
previous arrow
next arrow
004
Inauguracion2
009
008
Inauguracion
003
002
007
006
005
001
Cartel
previous arrow
next arrow

TAGS: Alfa Romeo Ferrari Fiat Lamborghini Maserati Museu de História Automóvel de Salamanca


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment