Artcurial leva a leilão raro Fiat 600 Savio Jungla

Mercado 15 Jul 2021

Artcurial leva a leilão raro Fiat 600 Savio Jungla

Com o aparecimento do Mini Moke, os italianos da Fiat, mais propriamente Gianni Agnelli, teve a ideia de desenvolver um automóvel idêntico para o exército italiano, de modo a poder ser lançado de para-quedas. Devido à necessidade de obtenção de peças em grande escala, a base teria de ser de um automóvel comum, daí a Fiat ter escolhido utilizar os componentes do Fiat 600 D, ajudando também a manter os custos de produção baixos.

A grande diferença entre o Mini Moke e o Fiat 600 Savio Jungla era a posição do motor e consequentemente as rodas motrizes, já que o Moke tinha motor e tracção frontal, enquanto o modelo italiano era “tudo atrás”. A simplicidade reinou neste projecto, daí ter um design simples e bastante quadrado. O grande objectivo era conseguir transportar quatro adultos e 40kg de equipamento. Seria apresentado no Salão de Turim de 1965 e a produção estava ao cargo da Carrozzeria Savio.

O motor utilizado foi extraído do Fiat 600 tradicional, sendo o quatro cilindros em linha, com válvulas à cabeça e 767cc, que desenvolve 32cv, para locomover um peso de 578 kg. A potência é transmitida para as rodas traseiras, através de uma caixa de quatro velocidades manuais e um diferencial que provinha do 600 Multipla para ter uma relação mais curta. A velocidade máxima deste pequeno automóvel, situava-se nos 95 km/h. As jantes e pneus provinham do Fiat 1100, para uma melhor aderência.



No final de contas e, tal como o Mini Moke, o exército acabou por não utilizar o Fiat 600 Savio Jungla, no entanto, este foi utilizado pelos serviços florestais italianos, a Carabinieri e como automóvel de praia. No total, apenas 3200 exemplares foram produzidos de 1965 a 1974, tornando-os num automóvel bastante coleccionável.

O exemplar deste artigo tem alguns detalhes da edição especial Kelly 600, que tem por base o Savio Jungla, como os bancos, as portas e o tecto. Irá a leilão no próximo dia 19 de Julho, num evento levado a cabo no Mónaco pela Artcurial, com um valor estimado de venda entre os 20 mil e os 30 mil euros.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Artcurial Carrozzeria Savio Fiat 600


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment