Porsche Cayenne Turbo GT, o novo superatleta da marca Alemã

Modernos 05 Jul 2021

Porsche Cayenne Turbo GT, o novo superatleta da marca Alemã

A Porsche completa a gama Cayenne com um novo superatleta, afinado para a máxima performance e dinâmica, o novo Cayenne Turbo GT combina um extraordinário comportamento dinâmico com um elevado grau de versatilidade no quotidiano. O seu motor V8 biturbo com quatro litros e 471kW, cerca de 640cv, é a base para a sua soberba condução. Com mais 67kW, ou seja 90cv, do que o Cayenne Turbo Coupé e um binário máximo de 850 Nm, um aumento de 80 Nm, a aceleração 0-100 km/h é obtida em 3,3 segundos, menos 0,6 segundos, e a velocidade máxima chega agora aos 300 km/h, um incremento de 14 km/h. Com linhas ainda mais desportivas e disponível apenas como Coupé de quatro lugares, o Cayenne Turbo GT oferece, de série, todos os sistemas de chassis e pneus performance desenvolvidos especialmente para este modelo. A transmissão e o chassis possuem também uma afinação específica para o Cayenne Turbo GT. O resultado é um conceito geral harmonioso com capacidades soberbas em circuito. Isto ficou provado pelo piloto de testes da Porsche, Lars Kern, o qual completou uma volta com 20,832 km ao Nürburgring Nordschleife com o Cayenne Turbo GT num tempo de 7:38.9 minutos, estabelecendo um novo recorde para um SUV.


Comparativamente ao Cayenne Turbo Coupé, o Turbo GT é 17 milímetros mais baixo. Com base nisto, tanto os componentes passivos do chassis como os sistemas ativos de controlo foram reformulados e otimizados para o comportamento dinâmico e performance. Apresentam também uma calibração específica para garantir uma perfeita integração entre eles. Como exemplo, a rigidez da suspensão pneumática com três câmaras foi aumentada até 15 por cento e o amortecimento do Porsche Active Suspension Management, PASM, assim como a Direcção Assistida Plus e o eixo traseiro direcional foram adaptados. O sistema de controlo ativo da estabilização da inclinação, Porsche Dynamic Chassis Control, PDCC, funciona agora com software de controlo orientado para a performance. O resultado é uma estabilização da inclinação e da direção ainda melhores, assim como um comportamento ainda mais preciso em curvas a alta velocidade. Em linha com isto, o Porsche Torque Vectoring permite rácios de binário ainda mais elevados. O otimizado eixo dianteiro melhora também o comportamento dinâmico. Face ao Turbo Coupé, as rodas dianteiras são uma polegada mais largas e o camber negativo aumentou em 0,45 graus para proporcionar aos novos pneus performance de 22”, Pirelli P Zero Corsa, especialmente desenvolvidos para o Cayenne Turbo GT, uma maior superfície de contacto com o asfalto. As tarefas de travagem são desempenhadas pelo sistema Porsche Ceramic Composite Brake, PCCB, oferecido de série.



Tiptronic S mais rápida e sistema de escape desportivo em titânio

O motor biturbo do Cayenne Turbo GT é, atualmente, o oito cilindros mais potente da Porsche. As evoluções mais extensas foram aplicadas nas áreas da cambota, sobrealimentação, injeção direta de combustível, sistema de admissão e intercooler. O V8 do Turbo GT diferencia-se do utilizado no Turbo Coupé em elementos fundamentais como a cambota, as bielas, os pistões, conjunto de distribuição e amortecedores de vibração torsional. Dado o aumento de potência para 471kw, 640cv, estes componentes foram desenhados para cargas mais elevadas e aprimorado comportamento dinâmico. A rápida caixa Tiptronic S de oito velocidades e o sistema Porsche Traction Management, PTM, foram também modificados. Há também arrefecimento adicional para a caixa de transferências. O sistema de escape desportivo, incluído de série, com saídas colocadas ao centro, é específico para o Cayenne Turbo GT. A partir do centro do veículo, o sistema de escape, incluindo o silenciador traseiro, é feito em titânio de peso reduzido e particularmente resistente ao calor. Com a omissão do silenciador central é conseguida uma poupança adicional de peso.


Equipamento desportivo: muito carbono no exterior, muita Alcantara no interior

Opcionalmente disponível com a nova pintura em Cinzento Ártico, o Cayenne Turbo GT sublinha o seu caráter atlético através de extraordinários elementos do seu design progressivo. Estes incluem um para-choques dianteiro específico para o GT com um marcante spoiler e entradas de ar laterais aumentadas, o que cria uma imagem dianteira única. O tejadilho em carbono e as extensões das cavas das rodas em preto, juntamente com as jantes GT Design de 22” em cor Neodímio, dominam a vista de perfil. As lamelas em carbono colocadas ao longo do spoiler traseiro são específicas para o GT, assim como o lábio do spoiler adaptativo extensível, o qual é 25 mm mais largo do que o utilizado no Turbo. Isto aumenta a força descendente em até 40 quilogramas à velocidade máxima. A vista traseira é completada com um marcante difusor em carbono.


Estreia no Turbo GT: novo sistema de infoentretenimento para o Cayenne

O caráter desportivo do Cayenne Turbo GT é destacado pela elevada qualidade do equipamento de série e elementos alargados em Alcantara no seu interior. Os bancos dianteiros desportivos com regulação em oito vias e os dois bancos traseiros são de série. Ambos são específicos para o GT e possuem centros com Alcantara perfurada, destaques em cor de contraste em Neodímio ou Cinzento Ártico e designação ‘turbo GT’ nos apoios de cabeça. Como é esperado de um automóvel desportivo da Porsche, o volante desportivo multifunções inclui a marcação das 12 horas a amarelo. Dependendo da especificação, os frisos são em Preto mate.



Com o Turbo GT, a próxima geração do sistema Porsche Communication Management, PCM, é lançada para o mercado com performance melhorada, uma nova interface para o utilizador e uma nova lógica de operação no Cayenne. Como anteriormente, o PCM 6.0 é totalmente compatível com Apple CarPlay, mas agora permite também total integração com Apple Music e Apple Podcasts. Adicionalmente, o sistema de infoentretenimento inclui também Android Auto, o que faz com que todos os populares smartphones possam ser integrados.


O Cayenne Turbo GT já está disponível para encomenda e chegará aos Centros Porsche em meados de Setembro de 2021. O preço em Portugal começa nos 259.527 euros, incluindo impostos em vigor à data deste comunicado.


TAGS: Porsche Porsche Cayenne Turbo GT


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment