Como obter a isenção de IUC para o seu clássico

Clássicos 19 Jun 2021

Como obter a isenção de IUC para o seu clássico

A 31 de Março de 2020, o Estado Português publicou em Diário da República uma nova alteração ao Código do Imposto Único de Circulação.

O Artigo 354.º, que veio alterar a Lei no 22-A/2007, reconhece o estatuto dos automóveis certificados como Veículos de Interesse Histórico, prevendo a isenção do pagamento de IUC para automóveis ligeiros de passageiros, cuja primeira matrícula tenha 30 anos ou mais e que só ocasionalmente sejam objecto de uso e não efectuem deslocações anuais superiores a 500 km.


Se pretende pedir a isenção de Imposto Único de Circulação siga os passos abaixo.


O primeiro passo será certificar o seu automóvel como Veículo de Interesse Histórico. Após o seu veículo se encontrar como Veículo de Interesse Histórico deverá fazer o pedido de isenção de Imposto Único de Circulação na repartição de Finanças da sua área de residência ou no Portal das Finanças. O pedido de isenção deve ser feito anualmente já que o mesmo não é renovado automaticamente.

Se pretender consultar a legislação em vigor terá aqui acesso ao Código de Imposto Único de Circulação e poderá ao Artigo 354.º – Alteração ao Código do Imposto Único de Circulação.

Para mais informações e dicas sobre clássicos consulte o site O Meu Clássico.


TAGS: O Meu Clássico


PARTILHAR:

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
António Ledo Ledo Recent comment authors
António Ledo Ledo
Membro
António Ledo Ledo

Como é que se comprova, ou melhor, como é que se fiscaliza se o Veículo de Interesse Histórico, devidamente certificado e isento de inspecção anual, não faz deslocações anuais superiores a 500 Km?