Mercado • 28 Jun 2017

Mercado • 18 Jun 2021
RM Sotheby’s leva a leilão exemplar único do Rolls-Royce Phantom II Special Brougham
O Rolls-Royce Phantom II era dos automóveis mais luxuosos que estavam disponíveis quando foi lançado em 1929, como não poderia deixar de ser, ou não fosse um Rolls-Royce. No entanto, a marca britânica não vendia o automóvel completo, mas sim o chassis rolante com mecânica, preparado para ser montada uma carroçaria de um qualquer carroçador que o cliente desejasse.
O motor que equipa o Phantom II é de seis cilindros em linha, com 7,7 litros de cilindrada, um motor bastante comprido, necessitando assim de um longo capot. Este motor tinha já válvulas à cabeça, operadas por uma árvore de cames no bloco e cabeça crossflow. A potência era enviada para as rodas traseiras, através de uma caixa manual de quatro velocidades.
O exemplar deste artigo foi adquirido novo pelo arquitecto americano C. Mathews Dick, que provinha de uma família extremamente rica. Achou que a sua mulher, Catherine Garnett Crossan, era merecedora de um automóvel elegante e com estilo. Por esse motivo, levou o chassis à carroçadora americana Brewster, para lhe construírem uma carroçaria que reunisse as suas condições.
A Brewster & Co. tinha uma boa relação com a marca britânica, sendo das empresas que mais carroçarias produzia para a Rolls-Royce. A empresa foi fundada em 1810 por James Brewster, para a produção de carroças para cavalos, produzindo dos melhores exemplares nos EUA. Quando começaram a chegar os primeiros automóveis, começaram logo a produzir carroçarias em 1896. Infelizmente, a empresa não sobreviveu à Grande Depressão e acabou por fechar em 1935.
Para a carroçaria do Phantom II deste artigo, a Brewster produziu uma seguindo os princípios das coupé de ville, com a zona frontal descapotável e a traseira completamente fechada. A zona frontal era aberta, para o condutor ter maior visibilidade e poder perceber tudo o que se estava a passar à sua volta, algo que provinha das carroças.
Somente um exemplar foi produzido nesta carroçaria e agora a RM Sotheby’s irá oferecê-lo em leilão amanhã, dia 19 de Junho, no evento A Passion For Elegance. A leiloeira estima que o valor da venda se fixe entre os 1,2 e 1,6 milhões de euros. Juntamente com o automóvel, segue todo o histórico de reparações e várias fotografias da época.