Mercado • 27 Jul 2018
Porsche 550 Spyder “Giant Killer” de 1957 vai a leilão por 4 milhões de euros
A Blue Bird Company iniciou a sua actividade na produção de autocarros escolares, fundada por Albert Luce em 1932, que também geria um concessionário Ford, sendo a maior empresa de produção deste tipo de veículos na época. Nos anos 60, para diversificar a sua oferta, iniciou a construção de autocaravanas, com a denominação Blue Bird Wanderlodge.
A primeira Wanderlodge foi produzida em 1963, unicamente para demonstração, com a produção a arrancar em força somente na década de 70. Em 1969, apenas nove exemplares da Blue Bird Wanderlodge foram produzidos, o que faz com que seja bastante procurada por coleccionadores.
O exemplar do artigo, com o número 135, é ainda mais especial, pois além de pertencer a essas nove, foi encomendada pelos executivos da Stroehmann Bakeries, com vários elementos únicos, o que elevou o seu preço a cerca de 290.000 euros no valor de hoje. A ideia da empresa era para utilizar a Wanderlodge para os membros de vendas e executivos, aquando das viagens de negócios pelos EUA. No entanto, tal nunca aconteceu, pois quando o departamento financeiro descobriu o valor pelo qual foi adquirido, ordenaram a sua venda de imediato.
Os novos proprietários utilizaram-na para acompanhar a prova Daytona 500, entre os anos de 1970 e 1999, mantendo-a sempre em excelente estado de conservação e o mais original possível.
Originalmente, quando foi encomendada, esta Wanderlodge foi requisitada com duas camas na traseira e duas zonas separadas de refeição, sendo a única de todas as produzidas nesta configuração. Tem ainda um sofá na zona frontal que poderá ser convertido em cama para duas pessoas. Para a alimentação interior tem um gerador Onan de 6,5 kW e as luzes do interior foram substituídas por LED’s para diminuir o consumo de energia. Tem dois sistemas de ar condicionado no interior Coleman HVAC, para manter as temperaturas controladas no interior.
Está ainda equipada com o motor V8 Ford Industrial FT 391, de 6,4L de cilindrada e com ignição Petronix, motor esse derivado do Ford FE, que foi utilizado em diversos veículos desde o lendário Ford GT40 a navios dos SEAL. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa automática de seis velocidades Allison MT40.
No passado dia 26 de Maio de 2021 foi levada a leilão, no evento Open Roads da RM Sotheby’s, sendo vendida por 37.400 dólares, quase 31.000 euros. Sem dúvida um bom preço, quando comparado com o seu valor original de venda.
Mercado • 27 Jul 2018
Porsche 550 Spyder “Giant Killer” de 1957 vai a leilão por 4 milhões de euros
Mercado • 16 Out 2020
Mercado • 27 Jan 2021
Exemplar único do Alfa Romeo Alfasud TI Bimotore 4×4 vai a leilão