Clássicos 09 Jun 2021

Especial de Homologação: Lancia Delta HF Integrale Evo II de 1994

O infame final da era do Grupo B do Campeonato Mundial de Rally levou a uma nova raça de automóveis sedentos pela vitória do título na temporada de 1987. Os automóveis que pertenciam à categoria do Grupo A, a qual existia desde a criação do Grupo B em 1982, surgiram mais lentos e menos exóticos na década seguinte ao contrário dos seus homólogos do Grupo B, no entanto, a competição de fabricantes esteve mais feroz do que nunca nesta era e trouxe-nos a plataforma que mais venceu até à data, o Lancia Delta HF.

Com o formato 4WD, o Delta HF fez a sua apresentação na competição WRC em 1987, vencendo nove das 13 rondas dessa temporada, falhando o pódio em apenas duas ocasiões. A marca Lancia venceu o campeonato dos construtores cinco vezes seguidas, graças aos seus fortíssimos pilotos e ao desenvolvimento constante ao qual o Delta estava sujeito. Este automóvel tornou-se mais largo e mais potente durante a sua longa carreira competitiva, culminando na temporada de 1992 com o Lancia Delta HF Integrale Evoluzione.

Este Delta HF acompanhou os passos das suas anteriores versões e ajudou a Lancia a ganhar uma última vez o título de construtora no Campeonato Mundial de Rally, contudo, foi também o final da carreira de prestígio da marca italiana no programa de rally. Este foi um dos maiores exemplos de uma carreira de sucesso que quando se retirou deixou a barra ao mais alto nível.


Enquanto o Delta lutava de forma vigorosa para um melhor desempenho entre 1987 e 1992, a Lancia obedeceu às regras e regulamentos e lançou uma variante para homologação de forma a legalizar novas peças e designs, o que deixou os entusiastas deste mercado com um leque bastante diversificado de modelos de alta performance.

Este é um vídeo que retrata um pouco dessa história em que poderá apreciar o desempenho do Lancia Delta nas estradas retorcidas da montanha.


TAGS: Lancia Lancia Delta HF Integrale


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment