Rara autocaravana com base no Volkswagen Carocha vendida em leilão

Mercado 25 Mai 2021

Rara autocaravana com base no Volkswagen Carocha vendida em leilão

O Volkswagen Type 1, conhecido também por Käfer, Beetle, por cá como Carocha ou ainda como Fusca no Brasil, foi o automóvel responsável por popularizar a Alemanha e não só pois, a ideia de Adolf Hitler era criar o “carro do povo”.

Durante a sua longa produção, várias foram as versões e transformações elaboradas com base no Carocha, sendo que as mais populares foram os Buggys. No entanto, a base do Carocha era tão versátil, que até deu origem a autocaravanas.

Designados de Volkswagen Super Bugger, estas transformações eram elaboradas no início dos anos 70 por uma empresa de Costa Mesa, na Califórnia, que também vendia os kits de transformação a quem os quisesse fazer em casa.


Segundo consta, esta transformação adicionava apenas 113kg ao peso original do Carocha, pois grande parte da estrutura era construída em fibra de vidro e madeira, ou seja, materiais leves. Da carroçaria original do Carocha, apenas a zona frontal e o chão eram utilizados, sendo tudo o resto cortado.

No interior, é possível acomodar duas pessoas em grande conforto, pois tem duas camas, uma mesa com duas cadeiras, além dos dois bancos para o condutor e passageiro. Dependendo do motor escolhido, era possível viajar nas autoestradas, sem problemas.

Poucos anos depois a empresa desapareceu, mas, em 1977, apareceu uma transformação muito similar, designada agora Minihome, elaborada por outra empresa que, possivelmente, terá ficado com as ferramentas para a construção destas viaturas. Pouca informação existe sobre estas transformações, mas sabe-se que até aos anos 80 continuaram a existir.

É difícil de perceber o porquê da utilização do Carocha ao invés da Type 2, ou conhecida por cá como Pão de Forma, pois era muito mais versátil e já utilizada como autocaravana, daí também a pouca popularidade do Super Bugger.

O Volkswagen Super Bugger presente neste artigo, é de 1969 e foi uma rara oportunidade para o poder juntar a uma colecção de clássicos, visto ser extremamente raro aparecer um exemplar destes à venda. Este exemplar utiliza ainda o motor do Super Beetle de 1973, de 1,6L de cilindrada, para ter maior potência e disponibilidade. Além disso, foram adicionados pneus mais largos, para uma maior estabilidade, e a suspensão também foi melhorada.

Após estar na posse do proprietário original, ou seja, 52 anos, a Mecum levou-a a leilão, no passado dia 15 de Maio, no evento em Indianapolis, sendo vendida por 18.000 dólares, cerca de 14.800 euros.

VW-Super-Bugger-Camper-Beetle-1536x1150
VW-Super-Bugger-1
VW-Super-Bugger-2
VW-Super-Bugger-3
VW-Super-Bugger-9
VW-Super-Bugger-10
VW-Super-Bugger-11
VW-Super-Bugger-13
VW-Super-Bugger-15
VW-Super-Bugger
previous arrow
next arrow
VW-Super-Bugger-Camper-Beetle-1536x1150
VW-Super-Bugger-1
VW-Super-Bugger-2
VW-Super-Bugger-3
VW-Super-Bugger-9
VW-Super-Bugger-10
VW-Super-Bugger-11
VW-Super-Bugger-13
VW-Super-Bugger-15
VW-Super-Bugger
previous arrow
next arrow
Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube