O único Jowett Jupiter Mk2 produzido vai a leilão

Mercado 20 Mai 2021

O único Jowett Jupiter Mk2 produzido vai a leilão

A Jowett Cars foi fundada em 1901, em Bradford, Inglaterra, pelos irmãos Benjamin e William Jowett e por Arthur Lamb, inicialmente para a produção de bicicletas. Em 1906, iniciaram a produção automóvel, sendo por isso, uma das marcas pioneiras no fabrico dos primeiros automóveis.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Jowett lançou dois automóveis novos, o Javelin e o Jupiter. Enquanto o primeiro era uma berlina de quatro portas, produzida em grandes números, o Jupiter era um desportivo, desenvolvido com vista ao mercado americano e com bastante sucesso em provas desportivas, no entanto, apenas 900 terão sido construídos.

O Jupiter utiliza um chassis tubular em aço desenhado por Eberan von Eberhorst da ERA, antigo funcionário da Auto Union, revestido com uma carroçaria construída em alumínio, perfazendo um peso de apenas 953 kg. Para locomover o Jupiter, este está equipado com um motor de quatro cilindros boxer, de produção própria, de 1,5 litros de cilindrada, com dois carburadores Zenith e desenvolve 60cv às 4500 rotações por minuto. Acoplado ao motor está uma caixa manual de quatro velocidades.



Este Jowett Jupiter Mk2 é realmente o único exemplar produzido, no entanto, não foi produzido pela marca, pois esta terminou a produção automóvel em 1954, por razões económicas. Quando a empresa fechou, o desenvolvimento do Jupiter Mk2 já estava avançado, com os desenhos totalmente terminados e um modelo construído em argila, no entanto, a produção do protótipo nunca aconteceu. Assente no mesmo chassis, a grande alteração do Jupiter Mk2 era a sua carroçaria mais moderna.

Somente 58 anos depois é que foi, finalmente, produzido o Jowett Jupiter Mk2, após a descoberta dos desenhos originais em 1979 e adquiridos em 2008 pelo entusiasta Allan Fishburn. Com base no Jupiter Mk1A que estava danificado após sofrer um acidente, a carroçaria foi toda moldada, segundo os desenhos originais. Somente em 2011 é que o projecto foi finalizado, não sendo utilizado até ser adquirido pelo actual proprietário em 2016.

Posteriormente, foi totalmente restaurado, para atingir os padrões de qualidade que a Jowett tinha na época, terminado na cor Verde Isola e, agora, vai a leilão, através da Silverstone Auction, num evento online no próximo dia 22 de Maio, com um valor estimado de venda entre os 30.000 e os 35.000 euros.

Jowett-Jupiter-Mk-2
Jowett-Jupiter-Mk-2-9
Jowett-Jupiter-Mk-2-1-1536x1024
Jowett-Jupiter-Mk-2-2-scaled
Jowett-Jupiter-Mk-2-3
Jowett-Jupiter-Mk-2-4
Jowett-Jupiter-Mk-2-6
Jowett-Jupiter-Mk-2-7
Jowett-Jupiter-Mk-2-8
previous arrow
next arrow
Jowett-Jupiter-Mk-2
Jowett-Jupiter-Mk-2-9
Jowett-Jupiter-Mk-2-1-1536x1024
Jowett-Jupiter-Mk-2-2-scaled
Jowett-Jupiter-Mk-2-3
Jowett-Jupiter-Mk-2-4
Jowett-Jupiter-Mk-2-6
Jowett-Jupiter-Mk-2-7
Jowett-Jupiter-Mk-2-8
previous arrow
next arrow
Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube