Clássicos • 20 Dez 2012
Clássicos • 15 Mai 2021
O incrível Ferrari 365 GTB/4 Daytona Shooting Brake transformado pela Panther Westwinds
Este Ferrari 365 GTB/4 Daytona Shooting Brake é um automóvel sensacional, que faz girar cabeças por onde passa, pois trata-se de algo nunca visto, para além de ser único.
Este Shooting Brake foi encomendado pelo americano Bob Gittleman a Luigi “Coco” Chinetti Jr. e produzido pela Panther Westwinds, em Inglaterra, sob o chassis 15275 de um Ferrari 365 GTB/4 Daytona. O preço total da alteração daria para adquirir quatro exemplares do Ferrari Daytona. Este modelo é como o sucessor espiritual do Ferrari 330GT Vignale e do 250 Breadvan.
A secção traseira é aquela que desperta mais curiosidade, já que é bastante diferente do habitual, produzida quase na totalidade em vidro, contrastando com o interior em madeira. O acesso à área de carga é feito por duas portas laterais em “asa de gaivota”, fazendo desta a bagageira mais prática até então.
Toda a carroçaria é diferente do modelo que lhe serviu de base, sendo que na frente ainda se conseguem vislumbrar traços do modelo original. As únicas peças que não sofreram alterações, foram o pára-brisas, pilares A, portas e capot. Mas não foi só a estética que foi alterada, o interior também foi modificado, com bastante madeira e pele, além do painel de instrumentos montado ao centro. O motor V12 também foi mantido na sua forma original, com 353 cv às 7500 rpm.
Recentemente, esta peça única na história da Ferrari foi submetida a um restauro profundo, entre 2014 e 2015, pelos próprios fabricantes.
Fotografias: Jayson Fong