O primeiro Dodge Charger Daytona a ultrapassar as 200mph vai a leilão

Mercado 04 Mai 2021

O primeiro Dodge Charger Daytona a ultrapassar as 200mph vai a leilão

O Dodge Charger Daytona foi lançado em 1969 como forma de homologar as alterações aerodinâmicas para a NASCAR. Em 1970 foi lançado o irmão Plymouth Superbird, com a mesma intenção. As alterações, que tinham por base o Charger R/T, incluíam uma frente alongada e em bico, um grande aileron na traseira, entre outras. O motor disponível era o V8 440 Magnum de 7,2 litros de cilindrada e 375cv, havendo ainda a possibilidade de vir equipado com o motor Hemi V8 426, de 7,0 litros de cilindrada, mas este é muito mais raro.

O Dodge Charger Daytona presente neste artigo, nasceu como um Charger 500 e fazia parte do lote de automóveis destinados à imprensa. Num certo dia foi roubado por um funcionário da marca, mas conseguiu-se recuperar logo de seguida, sendo depois convertido para competir na NASCAR. Posteriormente, foi utilizado para o desenvolvimento do que viria a ser o Charger Daytona, com todas as alterações deste efectuadas pela Nichels Engineering, empresa parceira da Dodge no desenvolvimento do Charger Daytona.

Neste exacto exemplar do artigo, com o chassis número DC-93, conduzido por Buddy Baker da equipa Chrysler Engineering, na pista de Alabama International Motor Speedway, agora conhecida por Talladega Superspeedway, foi o primeiro da história da NASCAR a ultrapassar a barreira das 200 mph, cerca de 322 km/h.


Após utilizado por Baker, competiu com pilotos como Bobby Allison e Dan Gurney, até ser vendido e ser-lhe perdido o rasto. Em 2001 foi reencontrado, sendo autenticado como o primeiro automóvel a superar as 200mph. Foi submetido a um restauro profundo, por Ray Evernham, com todos os detalhes correctos da época, assim como o motor 426 Hemi EX-144, com carburador Holley Dominator, desenvolvendo 575cv, acoplado a uma caixa de quatro velocidades.

Agora, irá ser levado a leilão, num evento organizado pela Mecum, em Indianapolis, no próximo dia 21 de Maio, com um valor estimado entre os 620 e os 830 mil euros.


previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Buddy Baker Dodge Charger Mecum NASCAR


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment