Bell UH-1, o mais importante helicóptero da Guerra do Vietname

Clássicos 29 Abr 2021

Bell UH-1, o mais importante helicóptero da Guerra do Vietname

Qualquer Guerra tem sempre associada um veículo icónico, que marcou as hostilidades. Na Guerra do Vietname o veículo icónico é o Bell UH-1, também conhecido por “Huey” devido à sua designação inicial, HU-01.

O Bell UH-1 foi desenhado em 1955 e a sua produção ocorreu entre 1957 e 1986, com 7 mil exemplares na frente de combate na Guerra do Vietnam e cerca de 3 mil deles perdidos. No total, mais de 16 milhares de exemplares foram produzidos, onde se inclui as versões civis.

A primeira divisão a utilizar estes modelos foi a 101ª Divisão Aerotransportada, também conhecida por “Águias Gritantes” do Exército dos EUA. A chegada dos UH-1 ao Vietname ocorreu em 1962, com a entrada ao serviço a ocorrer no ano seguinte, tornando-se, desde logo, um símbolo dos EUA na Ásia.


Os UH-01 estavam constantemente a ser melhorados, para ficarem imbatíveis, como é exemplo a versão UH-1B com um motor mais potente e que podia transportar mais pessoas. Seguiu-se o UH-01C, com tanques de combustível maiores e um novo desenho do rotor. Seguindo-se várias variantes até ao UH-1Y, a última lançada em 2008. Era tão versátil que também serviu para laboratório de testes para armas e, inclusivamente, muitos foram melhorados no campo de batalha pelos seus utilizadores.

Várias designações foram dadas às diferentes categorias dos Bell UH-1, como “Hogs” à versão equipada com armas, “Slick” aos que não tinham armas, “Dustoffs” aos que faziam resgate médico e “Iroquois” à versão multifacetada.

Os UH-1 estavam equipados com um motor Lycoming T53-L-11, que debitava 1.100cv, podendo assim atingir os 220km/h de velocidade máxima e uma velocidade de cruzeiro de 205km/h, na versão UH-1D. A sua velocidade, leveza e manobrabilidade excelente, fizeram deste o helicóptero ideal para combater no Vietname.

Veja abaixo a galeria de fotos dessa época.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bell UH-1


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment