Holiday House Geographic: O luxo das viagens dos anos 60

Clássicos 20 Abr 2021

Holiday House Geographic: O luxo das viagens dos anos 60

A Holiday House foi uma empresa fundada por David Holmes, que iniciou a produção de caravanas em 1959. David tinha outra empresa, a Harry & David, mas do ramo das frutas, nas épocas baixas destas, produzia caravanas artesanalmente, bastante luxuosas e com um design futurista. Vários modelos foram construídos até 1962, até que um incêndio destruiu a empresa.

 

Devido à sua raridade, os modelos da Holiday House, são hoje, bastante caros de adquirir. O modelo Geographic Model X não é excepção, tendo sido produzidas somente sete unidades, mas só cinco foram acabadas, as outras poderão ter sido destruídas no incêndio. Recentemente apareceu à venda, em Oregon, nos EUA, por 225 mil dólares o segundo sobrevivente que se conhece nos dias de hoje. Foi desenhada pelo engenheiro industrial Chuck Pelly, o mesmo que desenhou o automóvel de competição Scarab e também fundou a Designworks USA, o estúdio da Califórnia da BMW. Já à época esta caravana era bastante cara, custava 8,500 dólares, três vezes mais do que custava em média um automóvel novo em 1961, obviamente que isso ajuda a explicar o valor pedido. Inicialmente os modelos da Holiday House eram construídos em alumínio sob a base em madeira, mas este modelo Geographic, que chegou a ter outras designações, como Star Craft, era construído em fibra de vidro.

 

A outra unidade conhecida era o modelo de demonstração, que segundo registos foi vendido a Joyce Woodin, por 5000 dólares. Em 1999 passou para as mãos de um arquitecto de Los Angeles, Bardy Azadmard, que teve anos a restaurá-lo, com a ajuda da Iowa Boys LLC e Wayne Butters. Em 2011 foi vendido para a França e, até há pouco tempo, pensava-se que era o único sobrevivente.

 

O exemplar mostrado neste artigo foi restaurado pela Flyte Camp, mas é mais uma renovação do que restauro, pois foram adicionados vários equipamentos actuais. O piso foi construído em madeira de nogueira, os armários têm detalhes em alumínio, as bancas são em aço inoxidável, a canalização foi toda substituída e vários aparelhos eléctricos foram adicionados, como sistemas de entretenimento e iluminação LED. O exterior também foi todo renovado, com uma nova pintura, eixo melhorado, novos travões e jantes. Recebeu também painéis solares, para o carregamento das quatro baterias Trojan AGM de seis volts.

 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Holiday House Geographic


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment