Hanomag Diesel-Rennwagen, o automóvel que bateu quatro recordes mundiais em 1939

Competição 19 Abr 2021

Hanomag Diesel-Rennwagen, o automóvel que bateu quatro recordes mundiais em 1939

Por Tiago Nova

Hitler sempre apostou em tornar a Alemanha na maior potência mundial. Dessa forma, havia muito dinheiro a entrar no cofre das marcas alemãs de modo a torná-las nas melhores do mundo, tanto em tecnologia, como na competição e a Hanomag não foi excepção.

A empresa, fundada em 1871, é mais conhecida no fabrico de camiões, no entanto, a sua história conta também com automóveis, locomotivas, máquinas e tratores. Em 1933, a Hanomag lançou o Rekord e, passado três anos, juntou uma versão com motor a gasóleo. O motor de quatro cilindros em linha, com injecção indirecta de pré-câmara e com 1,9 litros de cilindrada, desenvolvia cerca de 35cv. Este automóvel foi um dos primeiros de passageiros equipados com um motor Diesel e, só não foi o primeiro, pois a Mercedes-Benz apresentou no mesmo ano o 260 D.

Decorria o ano de 1939, mais precisamente no mês de Fevereiro e a Hanomag quis demonstrar as valências desta nova motorização Diesel e decidiu desenvolver um automóvel para bater recordes, nascendo assim o Hanomag Diesel-Rennwagen. Com o piloto Karl Häberle, o automóvel bateu quatro recordes mundiais, incluindo o de maior velocidade ao longo de cinco quilómetros com partida lançada, atingindo os 156km/h de velocidade média.


A carroçaria foi toda esculpida em alumínio, para ter a melhor aerodinâmica possível, desenhada por Paul Jaray. O motor foi projectado por Lazar Schargorodsky, o chefe da secção de motores da Hanomag, com uma mente brilhante, tendo desenvolvido várias tecnologias únicas e patenteadas por ele. O Hanomag atingiu os 165km/h, a maior velocidade atingida na época por um automóvel movido a gasóleo.

O exemplar original foi destruído durante a Guerra, pois os nazis não queriam guardar um automóvel onde os judeus tivessem envolvimento. Hoje em dia existe uma réplica, fielmente reproduzida, para não deixar cair no esquecimento este feito extraordinário da pequena marca alemã.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Hanomag Diesel-Rennwagen Hanomag Rekord


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment