Parnelli VPJ4 conduzido por Mario Andretti na Fórmula 1 vai a leilão

Mercado 16 Abr 2021

Parnelli VPJ4 conduzido por Mario Andretti na Fórmula 1 vai a leilão

A Vel’s Parnelli Jones Racing foi uma equipa de competição, fundada em 1969 pelo antigo piloto Parnelli Jones e o seu companheiro de negócios Velko “Vel” Miletich, para competir nas provas da USAC, na Fórmula Indy. Em 1974, a equipa decidiu entrar na categoria raínha, a Fórmula 1, com o apoio financeiro da Firestone, apesar de esta ter saído do projecto ainda antes da primeira corrida acontecer. A equipa até teve alguns resultados de relevo durante as suas participações, de 1974 a 1976, com o piloto Mario Andretti.

O automóvel que foi utilizado para a campanha da Fórmula 1 foi o Parnelli VPJ4, com um design muito inspirado no Lotus 72, pois o seu designer foi o antigo designer da Team Lotus, Maurice Philippe, com a ajuda de John Baldwin.

Teve como primeira prova o Grande Prémio do Canadá de 1974, terminando em sétimo. O melhor resultado foi o quarto lugar obtido no Grande Prémio da Suécia de 1975. Para 1976, o VPJ4 foi melhorado, sendo então designado de VPJ4B, mas este só competiria em dois Grande Prémios, pois a equipa retirou-se da Fórmula 1, por falta de apoios para melhor desenvolver o automóvel.


O VPJ4 utiliza o icónico motor V8 Ford-Cosworth DFV de 3 litros de cilindrada e 480cv, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades Hewland FG 400. Os travões são inboard, ou seja, junto ao centro do automóvel. A suspensão é independente nas quatro rodas, com triângulos sobrepostos e amortecedores inboard na frente.

O automóvel presente neste artigo é o segundo chassis, de três produzidos e é o que tem maior significado histórico, pois foi com este que Andretti liderou por 10 voltas o Grande Prémio de Espanha, em 1975, no Circuito de Montjuïc, em Barcelona. Foi também com este automóvel que Andretti conseguiu o terceiro lugar na prova extra-campeonato, no International Trophy Race, em Silverstone. Também foi com este chassis, que o melhor resultado da equipa foi obtido, o quarto lugar, no Grande Prémio da Suécia, no Autódromo de Anderstorp.

Agora, este Parnelli VPJ4 com o chassis número 4/002 totalmente restaurado pela Phil Reilly Company, vai a leilão, num evento organizado pela Mecum, em Indianapolis de 14 a 22 de Maio. Junto com o automóvel seguem ainda diversas peças, assim como jantes e pneus.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Mario Andretti Mecum Parnelli Jones Parnelli VPJ4


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment