Três automóveis Ford da colecção de Ken Block estão à venda

Mercado 05 Abr 2021

Três automóveis Ford da colecção de Ken Block estão à venda

Ken Block é um piloto americano reconhecido mundialmente, não tanto pelos seus resultados de relevo nos ralis, mas sim pelas suas espetaculares séries de Gymkhana. Ao longo dos anos, ele produziu automóveis diabólicos, com potências incríveis e carroçarias musculadas, tendo uma vasta colecção repleta de beldades. Agora, essa colecção vai ficar mais pequena, pois Ken Block vai vender três dos seus automóveis Ford, depois de ter terminado a parceria de onze anos com a marca. Estes automóveis estão à venda através da LBI Limited, de Pontiac, no Michigan.

O primeiro automóvel que Ken Block conduziu com o apoio da Ford, foi o Fiesta ST GYM3 de 2011 que está agora para venda, utilizado para as filmagens do Gymkhana Three. Este Fiesta começou a sua vida como um modesto Fiesta ST, tendo Ken Block levado o automóvel à equipa sueca Olsbergs MSE para o transformar na máquina que é hoje, retirando o motor transversal EcoBoost de 1,6 litros e 180cv e substituiu por um motor longitudinal Duratec de dois litros de cilindrada, preparado pela Mountune Racing para desenvolver 600cv e 894Nm de binário, podendo ir até aos 850cv. O motor está acoplado a uma caixa sequencial Olsbergs MakTrak de seis velocidades com patilhas no volante. A suspensão está a cargo de amortecedores Ohlins e a travagem da AP Racing.

Outro Fiesta que também está à venda, é o Fiesta ST RX43 de 2013, um automóvel que apareceu em três filmes, o Gymkhana Six, o Gymkhana Eight e o Terrakhana. Ken Block adquiriu este Fiesta à M-Sport como um automóvel para competir no Rallycross, vencendo o Global Rallycross Championship em 2013. Este Fiesta também tem uma potência de 600cv e 880Nm de binário extraídos do motor de dois litros de cilindrada com turbo, desenhado pela Pipo Moteurs. A gestão electrónica original foi substituída por uma da Cosworth. O motor está acoplado a uma caixa sequencial Sadev de seis velocidades, que envia a potência para as quatro rodas. A suspensão é da Reiger Racing, a travagem da Brembo e está neste momento com jantes forjadas Rotiform VCE-M.


Sem dúvida que o automóvel mais interessante da colecção que está à venda é o Ford RS200 de 1986. Este automóvel de Grupo B foi adquirido em 2017 por Ken Block como sendo o “seu automóvel de sonho”, mas indica que na realidade não consegue estar confortável dentro do RS200. Este exemplar é o número 80 dos 200 produzidos para estrada, sendo ainda um dos raríssimos 24 com as especificações Evolution. Esta versão está equipada com o motor Cosworth BDT, com a cilindrada aumentada para os 2,1 litros e com uma potência de 500cv. Como o automóvel não poderia estar original, Ken Block aumentou-lhe a potência para os 800cv, alterou o interior, a pintura, as jantes e a suspensão KW, tudo elaborado na Hoonigan Racing. Tem pouquíssimos quilómetros, pois quando Ken Block o adquiriu tinha apenas 456 km no odómetro, apesar de agora indicar zero quilómetros.

A LBI Limited não indica os preços dos dois Fiesta que tem para venda, mas para o RS200 o valor pedido é de 550 mil dólares, cerca de 468 mil euros.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Ford Fiesta Ford RS200 Ken Block LBI Limited


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment