Clássicos 05 Abr 2021

Especial de homologação: Lancia Stratos HF Stradale

O legado da Lancia no desporto motorizado é muito vasto, mas a marca italiana conquistou as suas mais importantes e marcantes vitórias no Campeonato Mundial de Rali (WRC). A marca venceu dez títulos de constructor no WRC entre as temporadas de 1947 e 1992, com três automóveis bastante diferentes, mas o extraterrestre, e bastante bem-sucedido, Stratos foi o único modelo da marca a ser construído para este propósito.

O Stratos tinha um reinado no Campeonato Mundial de Rali, que se manteve durante bem mais tempo do que um típico automóvel de competição, mas o seu lugar na história da Lancia não se fica apenas pelas suas capacidades de conquistar troféus.

O Stratos foi um projecto especial que combinou a expansão da dinastia Lancia no mundo do rali, o design que marcou uma era de Marcello Gandini e, para tornar a história ainda melhor, a sua cavalagem veio de uma marca muito especial, a Ferrari. Equipado com o motor V6 do Dino, o Stratos não foi só uma história de sucesso da Lancia, mas sim de toda a Itália. O automóvel evoluiu para além da fase de rali para enfrentar a competição do Grupo 5, e a versão de estrada continua como uma das mais impressionantes máquinas a ter uma matrícula.


TAGS: Lancia Stratos HF Stradale


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment