Citroën SM Michelin Proto, uma máquina pouco conhecida com 300 cavalos

Clássicos 05 Abr 2021

Citroën SM Michelin Proto, uma máquina pouco conhecida com 300 cavalos

O Citroën SM Michelin Proto foi desenvolvido em 1973, em conjunto com a Michelin, na altura dona da Citroen, com o único propósito de testar qual a potência máxima que se conseguia extrair de um automóvel de tracção frontal, o que se revelou ser bastante, para a época. O motor V6 de 3.0L de origem Maserati passou a debitar cerca de 300cv. A admissão, árvores de cames e escape foram alterados e recebeu três carburadores duplos. A velocidade máxima ascendeu aos 285 km/h.
 
Além do motor, a suspensão também foi alterada. Continuava a ser hidropneumática, mas foi adicionado um bloqueio automático e uma espécie de torneira, para alterar a altura do automóvel, através do interior.
 
A carroçaria foi construída com base nos SM Proto que competiam nos ralis da época no Grupo 4, com alargamentos e a traseira cortada. Este modelo tinha já equipado faróis adaptativos, uma inovação na época. Segundo consta, este automóvel percorreu imensos quilómetros de testes e muitos deles a velocidades proibitivas, já que também foi utilizado pela Michelin para testar novos produtos. O interior, para além de alguns mostradores vindos da versão de rali, mantém todo o luxo e requinte do SM, com por exemplo os bancos em veludo, mas equipados com cintos de competição.
 
Infelizmente, existem poucas informações relativas a este modelo, mas felizmente o único exemplar produzido foi preservado e encontra-se hoje em pleno funcionamento, nada comum para automóveis protótipos da época, que após serem usados eram desmantelados, encontrando-se hoje no Citroën Conservatoire. Existe ainda uma réplica, feita por Frédéric Daunat, muito idêntica ao SM Michelin Proto original.
 

previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Citroen SM Michelin Proto


PARTILHAR:

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Manuel JoséAntonio Paquete Recent comment authors
Manuel José
Visitante
Manuel José

A potência está longe de ser notável para um protótipo. O Oldsmobile Toronado de 1968, um carro de estrada, na versão básica, já debitava 385 cavalos.

Antonio Paquete
Visitante
Antonio Paquete

Já tive o prazer de conduzir um SM Carburadores durante 1 mês +-1000km e posso dizer que o carro tem tudo ! Conforto, design, performance !!!