Arquivos 31 Mar 2021

O início do Circuito de Vila Real

Durante a segunda década do século XX, um grupo de entusiastas de automóveis em Vila Real organizou algumas competições, concursos de elegância, pequenas perícias a veículos e feiras de automóveis que com facilidade atraíram o público.

Num acto pioneiro, no início dos anos 30, decorreu a primeira edição do Circuito Automóvel de Vila Real, no dia 15 de Junho de 1931, organizado pela mesma comissão responsável pelas Festas da Cidade e isso muito graças ao empenho que algumas personalidades locais, entre elas Aureliano Barrigas, colocaram neste evento.

Como esta ideia já vinha de alguns anos atrás, a partir de 1930 foi lançado na localidade um imposto sobre cada quilo de carne, isto para ser possível angariar dinheiro para combater os custos que a organização das provas implicava. Desta forma, e também com a ajuda da Secção Regional do Norte do Automóvel Clube de Portugal, em 1931, o primeiro “Circuito Automóvel de Vila Real” ganhou forma. Com uma extensão de 7.1 km, os pilotos que participavam na prova tinham de completar 20 voltas, o que dava um total de 143 km.


TAGS: Circuito de Vila Real


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment