BMW 3.0 CSL da colecção de Jay Kay foi a leilão

Mercado 30 Mar 2021

BMW 3.0 CSL da colecção de Jay Kay foi a leilão

Jay Kay é o conhecido vocalista da banda Jamiroquai. De nome Jason Luís Cheetham, é filho da cantora britânica Karen Kay e do guitarrista português Luís Saraiva. Com uma infância bastante conturbada, Jay Kay seguiu as pisadas dos seus pais no mundo da música. No entanto, nutre também uma grande paixão, a de colecionar automóveis clássicos e desportivos, aparecendo mesmo nos seus videoclipes. Entre a vasta lista de automóveis da sua colecção está um BMW 3.0 CSL.

O BMW 3.0 CSL é um dos mais importantes automóveis desportivos da marca alemã, lançado em Maio de 1972, como uma versão de homologação para o modelo competir no ETCC. No total, apenas 1265 exemplares do 3.0 CSL foram produzidos. Este modelo também foi o responsável pelo nascimento da divisão M da BMW, com 35 trabalhadores responsáveis pela produção dos 3.0 CSL.

O L no nome significa leicht, leve em português, pois estes automóveis foram submetidos a uma redução de peso. Essa redução de peso foi conseguida com a utilização de chapa mais fina em certas zonas do automóvel, redução do isolante sonoro, eliminação do para-choques da frente, a utilização de alumínio nas portas, capô e tampa da mala e as janelas laterais eram feitas em acrílico. No total foi poupado 136 kg de peso.


Inicialmente, os 3.0 CSL utilizavam praticamente o mesmo motor de seis cilindros em linha do 3.0 CS, mas, pouco tempo depois, a sua cilindrada foi aumentada para os 3003cc, de modo a poder competir na categoria superior de três litros. Em 1973 a cilindrada aumentou para os 3153cc, capaz de produzir 203cv às 5600 rotações por minuto na versão de estrada. Para melhorar a condução, os 3.0 CSL estavam equipados com suspensão independente nas quatro rodas, travões de disco também nas quatro rodas e o motor está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades.

Tal como já foi mencionado, o 3.0 CSL de 1973 na cor Polaris Silver presente neste artigo pertence à colecção de Jay Kay, que o mantém há 13 anos. Pertence aos apenas 500 exemplares produzidos com volante à direita, sendo este o número 400. Em 2010 foi submetido a um restauro na Munich Legends, ficando num estado sensacional. No passado dia 27 de Março, a Silverstone Auction levou-o a leilão, no evento Race Retro Live Auction, com um valor estimado entre os 117 mil e os 134.500 euros. No entanto, o automóvel acabaria por não ser vendido, continuando assim, na colecção de Jay Kay por mais algum tempo.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: BMW 3.0 CSL BMW E9 Jay Kay Silverstone Auctions


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment