O raro superdesportivo alemão Isdera Imperator 108i vai a leilão

Mercado 29 Mar 2021

O raro superdesportivo alemão Isdera Imperator 108i vai a leilão

O Isdera Imperator 108i nasceu somente com um propósito, de não deixar morrer o design do Mercedes-Benz CW311, elaborado por Eberhard Schulz. A Mercedes-Benz optou por não avançar para a produção do protótipo CW311 de 1978, mas isso não impediu o seu designer de fundar a Isdera, em 1982. O nome da marca provém do acrónimo de Ingenieurbüro für Styling, Design und Racing, ou seja, Empresa de Engenharia, para o Estilo, Design e Competição.

Schulz já tinha experiência na produção própria de superdesportivos. Quando andava na faculdade a estudar Engenharia Mecânica, desistiu do curso para construir o seu primeiro automóvel, o Erator GT, um automóvel com 400cv e que poderia superar os 300 km/h. Com este automóvel ele foi à Mercedes e à Porsche pedir trabalho, conseguindo ingressar na última em 1971, no entanto, manteve o contacto com a Mercedes por vários anos. Os automóveis de Schulz tinham sempre motores Mercedes-Benz, mas muitos outros componentes da Porsche, principalmente no interior.

O Imperator 108i utiliza um chassis space-frame tubular em aço, coberto com uma carroçaria em fibra de vidro. A suspensão da frente é de triângulos sobrepostos e na traseira suspensão multilink, com barras estabilizadoras nos dois eixos. A direcção é de pinhão e cremalheira com assistência. A travagem está a cargo de discos ventilados nas quatro rodas. No total, o automóvel pesa cerca de 1250 kg.


A mecânica utilizada no Imperator 108i é de um automóvel de produção, inicialmente com o motor V8 Mercedes-Benz M117 de cinco litros de cilindrada com 296cv, passando para o 5,6 litros. Posteriormente, as mecânicas provinham da AMG, continuando com a base do M117, com cilindradas de 5,6 e seis litros, este último com 32 válvulas é capaz de desenvolver 390cv. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa manual ZF de cinco velocidades.

A Isdera manteve o Imperator 108i em produção de 1982 a 1993, altura em que foi substituído pelo Commendatore 112i. Por incrível que possa parecer, a Isdera ainda está em actividade hoje em dia, apesar de sua baixíssima produção. Se quiser encomendar algum automóvel, terá de ligar directamente ao CEO da empresa e indicar o que pretende.

Agora a Bonhams irá levar este exemplar de 1991 a leilão, no evento Les Grandes Marques à Monaco, no Mónaco, no próximo dia 23 de Abril, com um valor estimado de venda entre os 500 mil e os 700 mil euros.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bonhams Isdera Imperator Mercedes-Benz CW311


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment