Conjunto Citroën SM Pickup e SM detentor do recorde de velocidade vendido em leilão

Mercado 25 Mar 2021

Conjunto Citroën SM Pickup e SM detentor do recorde de velocidade vendido em leilão

A Citroën sempre foi uma marca inovadora, iniciando a sua linhagem de modelos completamente acima dos seus rivais com o Traction Avant, sucedendo-se o fantástico Citroën DS. Toda a tecnologia da época culminou no coupé Citroën SM, lançado em 1970. Aproveitando o facto de ter adquirido a Maserati em 1968, a Citroën aplicou uma mecânica V6 da marca italiana no SM, para andamentos mais vivos.

Em 1976, foi fundada a SM World Ltd, por Jerry e Sylvia Hathaway, tornando-se numa oficina com o apoio oficial da marca francesa. Um dos seus clientes, Jon McKibben, um piloto de recordes de velocidades, teve a ideia de transformar um SM para o efeito devido à sua excelente aerodinâmica.

Pouco tempo depois, foi adquirido um SM de 1972, para ser transformado. A transformação iniciou-se pela sua desmontagem completa e posterior restauro, para garantir que todos os pontos estavam em condições. A mecânica inicial manteve-se, adicionando carburadores Weber 48IDA ao motor de três litros de cilindrada, para extrair cerca de 250cv. Com esta especificação, o SM conseguiu atingir os 243 km/h em Bonneville, em 1979.


Passado pouco tempo, foram adicionados dois turbos Garrett AiResearch, a uma pressão de 1,37bar, com o objectivo de atingir as 200 mph. Infelizmente, devido a adversidades com o tempo, somente em 1985 é que o SM conseguiria entrar no 200 mph Club e tornando-se no Citroën mais rápido do mundo, recorde esse que se acredita que se mantém.

Em 1987, Sylvia passou para o volante do SM, entrando no mesmo clube ao atingir os 325 km/h, cerca de 202 mph, apesar de ter conseguido atingir os 332 km/h em qualificação. Esse recorde só foi batido após 23 anos.

A história não poderia terminar, sem contar a do SM Pickup. Algures nos anos 80, o camião e o reboque que McKibben utilizava para transportar o SM foram roubados, no entanto, ao invés de adquirir outros, Jerry teve a brilhante ideia de contruir um SM para o efeito, ficado assim o conjunto muito mais bonito. Foi adquirido um SM e transformado em pickup, assim como iniciaram a construção de um reboque, com suspensão retirada de um SM também, com bateria própria para operar a suspensão. A todos os eventos que ia, o conjunto gerava bastante atenção perante os entusiastas, como não poderia deixar de ser.

Após a sua vida activa da competição, o conjunto esteve em exposição em vários eventos e museus. A Gooding & Company levou o conjunto a leilão, onde incluía ainda uma mesa feita a partir do motor Maserati V6 onde o SM obteve o recorde de velocidade assim como o fato utilizado por Sylvia. O leilão terminou nos quase 170 mil euros, valor superior às expectativas iniciais, que situavam um valor máximo de 167 mil euros. Certamente uma adição fantástica em qualquer colecção de clássicos.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bonneville Salt Flats Citroën SM Gooding & Company SM World


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment