Ford Falcon de competição de Rowan Atkinson vai a leilão

Mercado 22 Mar 2021

Ford Falcon de competição de Rowan Atkinson vai a leilão

Rowan Atkinson é um actor de comédia britânico, mais conhecido pelo seu papel em Mr. Bean ou pelo agente secreto desastrado Johnny English. Mas, além de ter o dom de fazer rir, ele é também um apaixonado por automóveis, sentimento que nutre desde sempre. Fora do grande ecrã, participa em diversas competições automóveis, principalmente em clássicos, como por exemplo o Goodwood Revival e no Silverstone Classic.

O Ford Falcon foi o modelo que cedeu a plataforma à primeira geração do Ford Mustang, sendo que ambos têm bastantes semelhanças na sua mecânica, incluindo motores e caixas de velocidades. Desse modo, é mais barato de adquirir um Falcon do que um Mustang e converte-lo para competição, visto que ambos têm as características semelhantes. Devido ao sucesso do Mustang, o Falcon viveu sempre na sua sombra, tanto é que a Ford terminou a produção da segunda geração do Falcon logo em 1965, somente após um ano o lançamento.

Quando foi lançada a segunda geração do Falcon, estava disponível um motor de seis cilindros em linha, um V8 de 4,3 litros e, mais tarde, foi adicionado o motor V8 de 4,7 litros de cilindrada. Acoplado ao motor, poderia estar uma caixa automática de três velocidades ou uma caixa manual de quatro relações. Tal como o Mustang, o Falcon tinha suspensão independente na frente e eixo rígido na traseira. Logo na sua época, o Falcon demonstrou ser uma boa máquina para competir em provas, principalmente na Europa.


Rowan juntou este Ford Falcon de 1964 à sua magnifica colecção em 2006, competindo com ele em diversas provas com bastante sucesso. Foi contruído segundo os regulamentos FIA, podendo assim entrar em qualquer competição do mundo. O motor foi totalmente reconstruído por Steve Warrior e, junto com ele, seguem diversas peças suplentes. Em 2014, o Falcon sofre um grande acidente, sendo, posteriormente, reconstruído na John Freeman Racing. Desde 2019, que o Falcon não é utilizado em nenhuma prova.

No próximo dia 27 de Março, a Silverstone Actions irá levar este Ford Falcon Sprint V8 a leilão, com um valor estimado de venda situado entre os 64.000 e os 75.000 euros.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Ford Falcon Rowan Atkinson Silverstone Auctions


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment