Mercado • 08 Jul 2014
Mercado • 16 Mar 2021
Raro Chrysler Turbine Car vendido na plataforma da Hemmings
Os automóveis movidos com um motor de turbina eram considerados o futuro dos motores de combustão interna. Após a Segunda Guerra Mundial, estes e a energia nuclear pareciam o futuro das energias utilizadas para a locomoção das pessoas, nascendo também a Jet Age, ou a Idade do Jato, com vários constructores a desenvolveram automóveis equipados com este tipo de motorização, assim como ser transcrita para o design dos mesmos. De entre eles, a Chrysler é, provavelmente, a que mais investiu no seu desenvolvimento.
O Chrysler Turbine Car é o resultado desse desenvolvimento, efectuado pelo Turbine Lab, da Chrysler. Os motores a turbina de gás funcionavam com qualquer líquido que pudesse ser queimado e tinham muito menos partes móveis, o que era uma mais valia. Além disso, eram mais suaves e menos ruidosos a trabalhar. No entanto, tinham um grande consumo de combustível e grandes emissões de poluentes, pelo que as suas desvantagens eram bem maiores do que as vantagens e os construtores começaram a deixar de parte esta tecnologia
O motor que equipa o Chrysler Turbine Car tem o código A-831 e debita apenas 130cv e 576Nm com um ralenti entre as 18000 e as 22000 rotações por minuto. A sua velocidade máxima é de cerca de 193 km/h, altura em que o motor roda ao seu máximo de rotação, de 60000 rotações por minuto. Acoplado ao motor está uma caixa automática de três velocidades TorqueFlite.
O Turbine Car da Chrysler nunca chegou a ser colocado à venda, no entanto, a Chrysler produziu 55 exemplares para uso do pessoal da marca e cedido a certos clientes para o utilizarem no dia-a-dia. Regularmente, os veículos eram inspeccionados para ver o seu desgaste. Com o final do projecto a maioria dos exemplares foram destruídos, inclusivamente existe um vídeo no Youtube da época a mostrar a sua destruição. Sobreviveram cerca de nove exemplares, sendo que cinco estão em museus, dois estão na posse da Chrysler e existem dois em mãos privadas, um está com Jay Leno e o outro é o exemplar presente neste artigo, de 1963, que esteve pouco tempo à venda no site Hemmings através do stand Hyman, Ltd.
Este Turbine Car, com o chassis número 991231, pertencia à Frank Kleptz Collection e está totalmente original. Teve vários donos depois de ter servido a Chrysler como transporte de pessoal importante, onde podemos encontrar o magnata William Harrah e Tom Monaghan, fundador da Domino’s Pizza. Desde os anos 80 que estava na colecção de Kleptz que, com a ajuda da GE Engine Services, restaurou o automóvel e o manteve em condições para ser conduzido. Não foi conhecido o preço de venda desta peça rara, mas certamente que não foi barata.