Raro Chrysler Turbine Car vendido na plataforma da Hemmings

Mercado 16 Mar 2021

Raro Chrysler Turbine Car vendido na plataforma da Hemmings

Os automóveis movidos com um motor de turbina eram considerados o futuro dos motores de combustão interna. Após a Segunda Guerra Mundial, estes e a energia nuclear pareciam o futuro das energias utilizadas para a locomoção das pessoas, nascendo também a Jet Age, ou a Idade do Jato, com vários constructores a desenvolveram automóveis equipados com este tipo de motorização, assim como ser transcrita para o design dos mesmos. De entre eles, a Chrysler é, provavelmente, a que mais investiu no seu desenvolvimento.

O Chrysler Turbine Car é o resultado desse desenvolvimento, efectuado pelo Turbine Lab, da Chrysler. Os motores a turbina de gás funcionavam com qualquer líquido que pudesse ser queimado e tinham muito menos partes móveis, o que era uma mais valia. Além disso, eram mais suaves e menos ruidosos a trabalhar. No entanto, tinham um grande consumo de combustível e grandes emissões de poluentes, pelo que as suas desvantagens eram bem maiores do que as vantagens e os construtores começaram a deixar de parte esta tecnologia

O motor que equipa o Chrysler Turbine Car tem o código A-831 e debita apenas 130cv e 576Nm com um ralenti entre as 18000 e as 22000 rotações por minuto. A sua velocidade máxima é de cerca de 193 km/h, altura em que o motor roda ao seu máximo de rotação, de 60000 rotações por minuto. Acoplado ao motor está uma caixa automática de três velocidades TorqueFlite.


O Turbine Car da Chrysler nunca chegou a ser colocado à venda, no entanto, a Chrysler produziu 55 exemplares para uso do pessoal da marca e cedido a certos clientes para o utilizarem no dia-a-dia. Regularmente, os veículos eram inspeccionados para ver o seu desgaste. Com o final do projecto a maioria dos exemplares foram destruídos, inclusivamente existe um vídeo no Youtube da época a mostrar a sua destruição. Sobreviveram cerca de nove exemplares, sendo que cinco estão em museus, dois estão na posse da Chrysler e existem dois em mãos privadas, um está com Jay Leno e o outro é o exemplar presente neste artigo, de 1963, que esteve pouco tempo à venda no site Hemmings através do stand Hyman, Ltd.

Este Turbine Car, com o chassis número 991231, pertencia à Frank Kleptz Collection e está totalmente original. Teve vários donos depois de ter servido a Chrysler como transporte de pessoal importante, onde podemos encontrar o magnata William Harrah e Tom Monaghan, fundador da Domino’s Pizza. Desde os anos 80 que estava na colecção de Kleptz que, com a ajuda da GE Engine Services, restaurou o automóvel e o manteve em condições para ser conduzido. Não foi conhecido o preço de venda desta peça rara, mas certamente que não foi barata.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Chrysler Turbine Car Hemmings Hyman


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment