Raro Saab 96 Monte Carlo 850 vai a leilão

Mercado 15 Mar 2021

Raro Saab 96 Monte Carlo 850 vai a leilão

O Saab 96 foi lançado em 1960, para suceder o modelo 93, estando em produção até 1980. E, tal como a Saab nos habituou, os seus modelos eram estudados em todos os pormenores, com várias inovações e outros tantos aperfeiçoamentos.

Assim, o Saab 96 tinha um design “em bolha”, bastante aerodinâmico, desenhado pelo designer industrial Sixten Sason, conjugado com o seu motor de três cilindros a dois tempos, de 841cc de cilindrada, desenvolvido pela Saab, que locomovia o automóvel através das rodas frontais. Estes motores a dois tempos foram os responsáveis pelos sucessos nos ralis, pois eram fiáveis, tinham um baixo peso e a sua tracção frontal ajudava a controlar melhor o automóvel no gelo e na gravilha.

No entanto, a partir de 1967, esses motores foram substituídos pela mecânica V4 encontrada nos Ford Taunus, um motor já de quatro tempos, com 1,5 litros de cilindrada e válvulas à cabeça. A escolha deste motor deveu-se ao seu desenho compacto, pois assim conseguia ser montado no pequeno compartimento do motor, ao invés do motor B18 da Volvo, com quatro cilindros em linha.


Como forma de comemorar os sucessos nos ralis do Saab 96, mais concretamente as vitórias no Rallye de Monte Carlo em 1962 e 1963, com o piloto Erik Carlsson, a Saab lançou a versão especial do 96, designada Saab 96 Monte Carlo 850.

Para tornar o andamento mais vivo, várias alterações foram efectuadas nos motores dos 96 Monte Carlo 850, para a potência passar dos 39 para os 57cv. Poder não parecer muito, mas o Saab 96 pesa apenas 870 kg. As alterações mais significativas no motor foram a adição de três carburadores, injecção de óleo, cabeça do motor modificada para melhorar o fluxo, taxa de compressão aumentada e foram acrescentados contrapesos na cambota. Exteriormente, esta versão especial tinha logótipos Monte Carlo e duas barras cromadas na lateral. Já no interior tinha bancos únicos, assim como as forras das portas e volante em madeira.

O exemplar presente neste artigo de é 1965 e está preparado para competir em ralis de clássicos, com a remoção dos para-choques e das barras laterais cromadas, além da adição de uma rollbar e vários equipamentos de navegação. Ainda assim, é um exemplar que pertence à rara versão Monte Carlo 850, tendo um valor estimado entre os 21.000 e os 26.000 euros, no leilão da Bonhams no próximo dia 20 de Março.


previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

TAGS: Bonhams Saab 96


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment